sustentabilidade

Organize-se para ajudar o planeta...




Cozinhe um pouco mais

Em vez de cozinhar apenas o que vai consumir naquela refeição, faça uma quantidade maior do que for possível. O feijão, por exemplo, pode ser congelado e reaquecido a cada refeição, assim você não precisa cozinha-lo com tanta frequência. Sempre que puder, reaproveite sobras e nunca deixe os alimentos vencerem na sua despensa, fique de olho!

Espere o alimento esfriar antes de colocar na geladeira

Após uma refeição, deixe as panelas e potes com comida esfriarem um pouco antes de coloca-los na geladeira. Desta forma você evita o gasto excessivo de energia elétrica e contribui para a preservação do meio ambiente.

Leve sua própria sacola ao mercado ou feira

Outra maneira de tornar sua rotina mais ecologicamente correta é reutilizando sacolas no mercado ou na feira. Compre sacolas mais resistentes e leve-as com você sempre que for às compras para evitar ter que usar as sacolas plásticas.

Recicle embalagens

Reciclar as embalagens que você usa para preparar sua comida ou as embalagens dos alimentos pré-preparados é essencial para ter uma cozinha sustentável. Portanto, sempre que consumir alimentos que vem em postes plásticos, certifique-se de que você vai reutiliza-los ou enviar para ser reciclado em um lugar apropriado, contribuindo assim para um planeta mais limpo e menos poluído.

Prefira alimentos de fontes ecologicamente corretas

Além dessas pequenas mudanças de hábito, você pode também prestar mais atenção na fonte dos alimentos que consome: De onde eles vêm? Por quem são produzidos? Confira sempre se são produzidos com agrotóxicos ou não e se sua produção é feita de maneira sustentável. Mesmo que seja um pouco mais caro, vale a pena investir em produtos e produtores sustentáveis.

Tenha sua própria horta em casa

Ter a sua própria fonte de alimentos garante que você saiba que eles são produzidos de forma ecologicamente correta, com carinho e pelas suas próprias mãos – preferencialmente livre de agrotóxicos. Tendo uma horta em casa você se nutre melhor, com alimentos frescos colhidos pouco antes do consumo.
Agora que você já sabe como ter hábitos mais sustentáveis em sua casa, não tem mais desculpa para não começar a mudar sua rotina desde já e colaborar com a preservação dos recursos naturais.

fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema