nutrição

Cores no prato
parte II



Branco - O iogurte previne o câncer do trato gastrointestinal. As bactérias probióticas ajudam no equilíbrio da flora intestinal. Se estiver com o intestino preso ou com diarreia, não abra mão do alimento. O alho contém Acilina, que inibe a ação da bactéria que causa a úlcera, ajudando a regular os níveis de pressão arterial e diminuindo os níveis do LDL. O recomendado é um dente de alho por dia, até como tempero. Mas as propriedades só são mantidas se ele estiver cru.

A aveia é a vedete das dietas para manter o coração funcionando bem. Graças ao Betaglucano, que ajuda a diminuir o LDL. É indispensável na alimentação de quem quer manter o intestino funcionando.

Amarelo - O azeite, gordura consumida desde a Antiguidade,ajuda a diminuir o LDL e a aumentar o HDL. Possui ação antioxidante. O indicado é o extravirgem prensado a frio,  e deve ser consumido frio, pois o aquecimento diminui sensivelmente suas propriedades. A banana é rica em Potássio, que colabora no controle da pressão arterial. A fruta repõe de forma rápida a energia. Pesquisas mostram que comer banana melhora o humor em razão do Triptofano, aminoácido que aumenta a produção de Serotonina, responsável pelo bem estar.

Matizes de cores - As oleaginosas, como a castanha do pará, as nozes e as avelãs têm muito Selênio mineral que auxilia o sistema imunológico no combate a infecções e com ação direta no sistema nervoso central. São fontes de gordura saudável, como Betasistosterol, que dificulta a absorção do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.


fonte:
Revista Nutriesaúde



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema