nutrição

Mais saúde nas refeições...






O arroz integral é mais saudável que o branco, experimente !
Alimento milenar e importante fonte de carboidratos, o arroz está presente no almoço e no jantar de grande parte dos brasileiros. Mais do que gostoso, ele pode ser muito nutritivo quando utilizando em sua versão integral, que preserva a película e o gérmen do grão, onde fica a maior parte dos nutrientes.

A película é constituída de fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período da saciedade. Para se ter uma ideia do ganho de nutrientes, 50 g de arroz integral contém 1,5 g de fibras, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem apenas 0,03 g.

Além das fibras, vitaminas e minerais do alimento podem trazer vários benefícios à saúde. O magnésio ajuda a aliviar os sintomas da TPM e a evitar a formação de cálculos renais. Uma xícara de arroz integral contém 21% da dose diária e recomendada do mineral.

A selênio é um antioxidante natural - previne o envelhecimento precoce das células - melhora o funcionamento dos sistemas nervoso central e imunológico. Já a vitamina B6 é ótima para controlar alergias, ansiedade, asma  e depressão.

Preparar esse arroz supersaudável é mais fácil. Basta colocar uma parte de arroz e 2 !/2 de água e cozinhar em fogo baixo por 45 minutos, em média. Você pode cozinhar na panela de pressão, quando apitar, conte 2 minutos e desligue. Ele pode substituir o tradicional arroz branco e ser servido com o feijão ou ainda entrar em receitas de rocamboles, tortas, bolinhos e até de arroz-doce. 
Use sua criatividade...


fonte:
vitalesaudavel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema