prevenção

HEPATITE B e C




Hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente de evolução silenciosa e quase sempre sem sintomas. As hepatites B e C são causadas por vírus. Milhões de pessoas podem ser portadoras dos vírus, mas ainda não sabem.

Transmissão ( Como se pega?)
As hepatites B e C podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em projetos que podem ser compartilhados como agulha, alicate de unha, aparelho de barbear e pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercing, na realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos.

Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido Hepatite C.
A hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível ( DST ) e muito fácil de pegar.

Também pode ser transmitida da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto.
Não se pega hepatite B e C através de abraço, aperto de mão, beijo, uso de talheres, copos, uso do mesmo banheiro e de assento de ônibus.

Diagnóstico
( Como saber se tem hepatite B e C )
Só com exame de sangue específicos é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite B e C. Estes exames podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde ( UBS ) ou nos Centros de Testagem e  Aconselhamento ( CTA ).

Como prevenir?

Não compartilhar objetos como escovas de dentes, lâminas de barbear ou depilar, seringas e agulhas, materiais para fazer tatuagens e piercing, cachinhos e canudos para os usuários de drogas. Utilizar material esterilizado ou descartável em serviços de saúde, salões de beleza, realização de tatuagem ou colocação de piercing.
Usar camisinha em todas em todas as práticas sexuais.

Para a prevenção de hepatite B existe vacina. Para ficar protegido é preciso receber três doses da vacina.

A vacina é oferecida em todas as UBS para pessoas até 29 anos, gestantes e pessoas com maior risco de contrair o vírus como profissionais de saúde, hemofílicos  pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus de hepatite C, bombeiros, policiais, manicures, portadores de HIV, profissionais do sexo, usuários de drogas.

As vacinas devem receber a primeira dose de vacina nas primeiras 24 horas após o nascimento para evitar a transmissão de hepatite B e para o recém nascido.

Para a hepatite C não existe vacina.
As pessoas com hepatite B e C devem ser encaminhadas para a rede de Ambulatórios de Especialidade.



fonte:
Folheto Convisa/
Sus/ da Prefeitura de São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar