Desbravadores

Características do conselheiro (a) da unidade:



O ideal seria aquele juvenil, que veio ao clube com 9 ou 10 anos de idade, passar todas as classes regulares e avançadas. Aos 16, quando já estiver "fera",  deve começar a classe de líder. Sucesso
Obrigatoriamente, na classe de líder, é requerido que comece a por em prática a liderança a pôr em pratica sua liderança, como um estágio de líder. Ainda não é líder, nem maduro o suficiente para dirigir um Clube, mas, por ter passado pelas classes, as conhece e precisa começar a desenvolver sua liderança, fazendo seus comandados cumprirem atividades.

O legal é falar a mesma linguagem do desbravador. Apesar de ter um pouco mais de idade, experiência e conhecimento, vale a pena tomar essa postura.

É também para os conselheiros a participação ativa no clube de líderes, onde o contato, treinamento e intercâmbio com líderes já formadas ou em formação ampliará o horizonte para serem aplicadas nas suas unidades. Daí a importância do clube de líderes ser formado por aqueles que estão na ativa.

A busca do poder promovido pela classe de líder e as atividades do clube de líderes dão base para o trabalho frente à unidade. Por outro lado, faz com que os juvenis liderados passem a ter respeito a admiração pelo " seu líder" mais imediato. Esta é a chave mestra. É assim que os desbravadores terão seus corações abertos e estarão prontos a atender a todas as ordens e ensinamentos dos ( queridos e amigos) conselheiros.

Alguns simples conselhos:

Ordem: destacar o grupo. Ao dar uma ordem, ao invés de dizer "faça", use "façamos". Não são necessárias ameaças ou punições.


Justiça: É na idade dos juvenis e adolescentes que nós, seres humanos, atingimos o conhecimento de justiça. Conselheiro, crie um " regulamento da unidade", um código de honra e disciplina. O importante é que nenhum desbravador reclame de ser corrigido por uma lei criada por ele mesmo.

Relação Pessoal: O conselheiro acaba assumindo o papel de " irmão mais velho". Por isso, é importante conhecer os juvenis de sua unidade por nome, conhecer os pais pessoalmente, e mais: visitar a casa onde mora o seu liderado.

Promessas e Planos: É importante que a unidade tenha certa autonomia dentro do Clube. O conselheiro deve fazer os planos com os próprios desbravadores. Assim, não terá que passar pela difícil situação de uma promessa não cumprida.



fonte:
Revista Desbravar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema