segurança na estrada

Devo usar farol acesso na rodovia durante o dia?





Sim. A primeira pergunta que se faz quando se lê uma medida assim é, mas o que um farol vai iluminar durante o dia? Coisa de quem não o que fazer!
Entretanto, analisando detalhadamente os pontos nos quais foi baseada esta exigência, chega-se à conclusão  de que os faróis têm outras funções importantes além da de iluminar o que está à frente e nas laterais do veículo.

A Lei 9.503/97 é clara e foi regulamentada pelo Art.40 que institui o Código Brasileiro de Trânsito. Posteriormente também foi emitida a Resolução 18/98 do Contran, que recomenda o uso, nas rodovias, de farol baixo aceso também durante o dia.

 Já os estudos técnicos mostram que o uso do farol aceso aumenta em 60% a visibilidade, que 60%  dos acidentes ocorrerem durante o dia e em retas, o farol aceso é visto a três quilômetros de distância e, finalmente, que ele diminui em 69% os acidentes graves.

Quando um motorista mantém os faróis baixos de seu veículo acesos durante o dia logo é avisado pelo descuido. Este exemplo mostra que os faróis acesos proporcionam condições particularmente adequadas de melhor visibilidade, seja no tráfego noturno e diurno, além de proporcionar melhor identificação geral.
Os faróis dos faróis constituem um prolongamento físico do veículo, alertando quanto à sua aproximação e manobras.

Farol aceso 24 horas:

O pedestre:  o farol também é um alerta para ele.

O condutor: mais segurança para rápidas decisões no trânsito, 1 segundo a 60 Km/h significa um deslocamento de quase 16 metros.

A visão humana: as luzes emitidas pelos faróis proporcionam impulsos capazes de alterar as relações entre visões lateral e a frontal, quase sempre, melhorando-as.

O meio ambiente viário urbano: calçada, leito, via e passagem são fatores a serem considerados na prevenção de acidentes de trânsito e, sobretudo, de pedestres que estejam circulando pela via pública.

Poluição visual: causada nas estradas pelos próprios automóveis, caminhões, placas, animais e automotores, dificulta a visualização segura.



fonte:
Revista Giro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema