nutrição

Cores no prato

parte I





 As cores fazem parte da vida. Já imaginou como seria o mundo preto e branco? Ficamos preocupados com  as cores da roupa, da casa e do carro. E os alimentos?
Não é novidade que uma alimentação saudável deve ser colorida, garantindo a presença de nutrientes diversos. Para começar, devemos incluir no dia a dia.

Verde - Fazem parte as hortaliças folhosas, em especial a alface, a rúcula, a chicória, o brócoli, a couve etc.
As folhas verdes são ricas em fibras, importantes para o bom funcionamento intestinal, possuem vitaminas do complexo B - necessárias para o sistema nervoso - e C, que auxiliam na defesa do organismo. As verduras verdes-escuro são fontes de ácido fólico, que colabora na formação de glóbulos vermelhos, evitando a anemia.

Vermelho - Carne vermelha com moderação. Embora muitos condenem, esse alimento contém muita vitamina B12 e ferro. O ferro contido na carne é melhor absorvido pelo organismo do que os alimentos vegetais. Deve ser incluída no cardápio, mas com moderação. Ainda nesta cor temos os representantes do reino vegetal: beterraba, morango, caqui e tomate. Possuem betacaroteno, percursor da vitamina A, que ajuda na visão e na pele. Esse nutriente é antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
A coloração do tomate é dada pelo licopeno. É uma das exceções, já que o teor de licopeno fica mais disponível para  ser absorvido pelo organismo. E o melhor: mesmo nos produtos industrializados ( como os extratos de tomate), o nutriente não é destruído. Ainda assim, use molho de tomate natural.

Laranja - Os alimentos dessa cor também contêm betacaroteno, A laranja, além de ser rica em vitamina C, possui flavonoides, que previnem o câncer. O efeito dos flavonoides é potencializado pela vitamina C.

Branco - Carnes brancas, em especial o peixe, são bem vindas no mínimo uma vez por semana. Os peixes de água fria, como o salmão, são ricos em ômega 3, aliado para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de reduzir os  triglicerídeos no sangue. O ômega 3 é anti-inflamatório, o que impede a formação de coágulos no sangue, prevenindo infartos e derrames. O leite é rico em Cálcio e vitamina A. A versão desnatada é a mais saudável, ingerir três copos por dia previne osteoporose.
O iogurte previne o câncer do trato gastrointestinal. 


fonte:
Revista  Nutrisaúde


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema