inspiração

Controlando os Outros



"Quem toma cuidado com suas palavras protege sua própria alma porque quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua própria vida" (Provérbios 13:3, A Bíblia Viva).

Qual é o traço da personalidade que recebe o prêmio por arruinar mais amizades do que qualquer outro? Segundo o Dr. Alan Loy McGinnis, autor de The Friendship Factor, é a tendência de controlar os outros. Esse traço é sempre destrutivo porque afasta as pessoas.

Os bloqueios mostram que estamos tentando mudar a outra pessoa, para que ela fique do modo como queremos que seja. Assim rotulamos, humilhamos, criticamos, mandamos e aconselhamos. Os bloqueios são um modo de tentarmos manipular os outros, para que sejam diferentes do que são. No minuto em que começamos a querer controlar, a outra pessoa recebe a mensagem de não aceitação e se afasta.

D.L. Moody, um dos famosos evangelistas cristãos, entendia esse princípio da amizade. Era um homem compreensivo e tolerante, que se recusava a criticar as pessoas. Uma das frases famosas de Moody, era: "Estou tendo tanto trabalho com D.L. Moody que não tenho tempo de achar defeitos no meu companheiro".

Abraão Lincoln era outra pessoa que sabia que a crítica não conquista amizades. Certa vez, quando sua esposa falou asperamente contra alguns indivíduos, ele disse: "Não os critique, Mary, eles são exatamente o que seríamos em circunstâncias semelhantes".

John F. Kennedy foi um dos mais populares presidentes dos Estados Unidos. Estava sempre rodeado de amigos. Uma das razões era sua tolerância para com os outros. Durante a noite das eleições, em 1960, Kennedy e seus amigos estavam diante da televisão assistindo ao noticiário. Quando Richard Nixon se recusou a reconhecer a derrota quando era óbvio que já havia perdido, os amigos de Kennedy ficaram bravos. O próprio candidato, John F. Kennedy, permaneceu calmo. Simplesmente disse: "Se eu fosse ele, faria a mesma coisa". Não é de estranhar que as pessoas gostassem dele. Kennedy se recusava a controlar os outros.

Os bloqueios são uma tentativa de controle. Evitamos os amigos que tentam nos controlar. A chave para manter amizades é o autocontrole, e não o ato de controlar os outros.




(Dorothy Eaton Watts. In: Inspiração Juvenil 2012: amigo é pra essas coisas. Tatuí: CPB, 2012. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas