tecnologia

O supernotebook do google





Em 2011, o google criou os Cromebooks: notebooks simples e baratos, que rodam o navegador Chrome e mais nada. Não pegaram. Agora, ele resolveu adotar a estratégia oposta e lançar um modelo top, com tela de altíssima resolução e internet 4G.

O software
A máquina vem com o sistema Chrome OS, que se resume ao navegador (Chrome) e não permite instalar mais nada. A ideia é que você faça tudo online, usando serviços como o Google Docs. A vantagem disso é que o laptop é muito rápido (liga em 5 segundos). Sua conexão à internet é caprichada: Wi-fi, 3G e 4G.

Os arquivos
A capacidade de armazenamento é de 32 GB, modesta para um notebook. Isso porque, mais uma vez, a proposta é usar a internet - e guardar todos os seus arquivos no Google Drive, que oferece 1 terabyte de espaço por três anos ( depois disso, ele passa a ser cobrado, e não é barato: R$ 100 mensais).

A tela
Ela é sensivel ao toque, mede 12,8 polegadas e tem desnsidade de 239 pixels por polegada (mais alta que a do MacBook Pro). Curiosamente, seu formato não é widescreen - é o antigo 3.2, mais quadradão. Segundo o Google, é assim porque o conteúdo da internet geralmente é vertical.

A conclusão
Pelo que custa o novo notebbok do Gloogle, é possível comprar um MacBrook Air ou ultrabook com Windows - que têm uma infinidade de softwares e funcionam sem internet. A proposta do Google é instigante. Mas sua hora ainda não chegou.


fonte:
Revista super/abril 2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema