relacionamento

Crises no casamento




Uma crise é considerada como: "percepção de evento ou situação, com uma dificuldade, que excede os recursos e os mecanismos de luta de uma pessoa" ( Gilliland e James 1988).
O casamento é uma constante aprendizagem.

 Embora nos casais mais bem consolidados possam surgir diferenças na convivência, isso não quer dizer que o cônjuge seja apenas a prolongação de nossos desejos, mas se trata de mutuamente se completarem, de prover felicidade , e conservarem sempre o desejo de estarem juntos.

As experiências passadas, a personalidade, herança e a falta de habilidade para tomar decisões prejudica o relacionamento do casal. Algumas crises são ciclicas: o período de recém casados, o início da criação de filhos, os desafios de ter filhos adolescentes e jovens,  as preocupações próprias dos adultos, as preocupações na meia idade e a aposentadoria.

Apesar de fazerem parte da vida e do desenvolvimento pessoal de cada um, estas fases marcam muito, e algumas pessoas as usam como desculpa para separação e divórcio. Então, é preciso prevenir e sobrepor-se a estas dificuldades.

Em alguns casos sabemos que a convivência pode tornar-se intolerável , buscar ajuda profissional é imprescindível. Mas o primeiro passo é reconhecer  a nossa parte dentro do problema, e o que podemos fazer para resolvê-lo.

A comunicação entre o casal deve ser sempre atenta,  visto que tem a ver com a expressão de sentimentos e pensamentos. É natural o desejo de falar e expressar sentimentos e pensamentos isso une e dá intimidade no relacionamento. Saber a hora de conversar, e expor-se pode facilitar o processo. A inconveniência gera maiores conflitos.

Estar junto, dividir problemas, vencer obstáculos, amar e ser amado, viver compartilhando anseios e alegrias  podem fortalecer os casais.

 Mas, lembrem-se Deus deve estar na base deste relacionamento, com a ajuda D'ele tudo pode ser reconstruído, reatado, refeito, e melhorado, etc. Pois o amor jamais acaba, o amor verdadeiro que vem direto do trono de Deus e flui entre um casal que o teme  e o adora.

fonte:
Revista Família Esperança 
2013





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema