finanças

Cuidado com as pegadinhas em restaurantes



Seja ou não em tempos de crise, um serviço que nunca perde a clientela são os restaurantes, não importa se para um almoço de negócios, um lanche ou um jantar com os amigos.

Mas será que tudo o que os restaurantes estabelecem como regra é legal? Para a refeição não ficar indigesta o Idec ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá dicas:

Posso dividir o prato?
O restaurante não pode se negar ao pedido do cliente de dividir o prato com o seu acompanhante, pois disponibilizar a louça é uma obrigação inerente à sua prestação de serviço. Proibindo a divisão o restaurante se recusa a prestar um serviço pelo qual o cliente está se propondo a pagar, sendo esta uma prática abusiva nos termos do artigo 39, incisos II e IX do CDC ( Código de Defesa do Consumidor). 

É comum a cobrança de uma taxa pela divisão, que também é abusiva, pois a quantidade de comida a ser servida é a mesma. O cliente optou por dividir a refeição e deve pagar o preço pelo prato escolhido, caso o fornecedor receba mais por isso, caracteriza-se como vantagem excessiva ( artigo 39, inciso V do CDC).

Tem uma mosca no meu prato, e agora? Caso o consumidor encontre algum " corpo estranho" em seu prato ou a comida esteja com sabor e odores estranhos é possível exigir um novo prato ou se recusar a efetuar o pagamento, independente da quantidade consumida. É importante formalizar uma denúncia no órgão de vigilância sanitária do município pela falta de higiene no estabelecimento.

Pizzas meio a meio
É de conhecimento geral que as pizzarias cobram o valor mais alto quando um consu,idor pede uma pizza com dois sabores ( meio a meio). Preço é liberalidade do fornecedor, portanto, é permitida essa diferenciação de preço. Caso o consumidor ache o preço elevado, nada o impede de prestigiar outra pizzaria. A forma de cobrança deve ser informada com clareza e ostensivamente para que o consumidor tenha perfeita compreensão antes de fazer o pedido, conforme previsão dos artigos 6° III e 31 do CDC.


fonte:
Idec


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas