plantas

Sementes de girassol

Cruas ou tostadas, combatem a arterioclerose e até previnem o cancêr....





O girassol é uma planta anual da família das solanáceas composta alcança até dois metro de altura.
A semente de girassol contém até 49,6 % de gorduras, das quais se obtém excelente óleo culinário; 22% de proteínas, quantidade muito similar à carne, e 8,3%e carboidratos.

Carece de vitaminas A e C, mas é  um dos alimentos mais ricos em vitamina E, superada somente pela amêndoa. Também carrega grande quantidade de vitamina B 1. As sementes de girassol são muitas ricas em minerais como o magnésio e o ferro ( 6,8 mg/100 g), além de fósforo e cálcio.

Os ácidos graxos essenciais das sementes de girassol ( especialmente o linoleico) impedem o progresso de arterioclerose, ao diminuir  o nível de colesterol no sangue. A vitamina E que as sementes de girassol contêm em abundância é poderoso antioxidante, que evita a deterioração das artérias. Também diminui a acumulação de plaquetas e exerce ação preventiva contra a trombose e o enfarte do miocárdio.

O consumo das sementes de girassol, especialmente quando substitui o de outros alimentos gordurosos ou ricos em calorias, exerce nptável efeito redutor do nível de colesterol. Esse mesmo efeito se produz consumindo óleo de girassol.

O ácido linoleico e a vitamina E aumentam a elasticidade da pele, protegendo as células contra os efeitos do envelhecimento ( ação antioxidante). Portanto, o consumo de sementes de girassol é recomendado em casos de eczemas, pele rachada ou ressecada e dermatites em geral: fortalece as unhas e o cabelo.

Preparo:
1- Cruas:
Amelhor maneira de comer as sementes é colocar para secar durante alguns dias.

2- Tostadas:
São mais saborosas, mas se o tempo para tostá-las for muito longo, perdem parte de suas propriedades.

3- Amassadas:
Depois de retirar a casca, trituram-se as sementes até formar uma pasta homogénea. É a forma ideal para crianças, idosos e pessoas com problemas de dentição.

fonte:
Revista Vida e Saúde


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema