Menstruar duas vezes no mês




Ciclo menstrual curto

 Considerando um ciclo menstrual de 26 a 28 dias, é possível que ocorra duas menstruações mensais quando uma vem no começo e outra no final do mês. Isso é normal e esperado que aconteça de vez em quando.
É comum também que algumas mulheres tenham ciclos mais curtos, o que faz com que elas frequentemente menstruem duas vezes em um mesmo mês, e outras tenham ciclos mais longos. O mais importante é que o ciclo da mulher seja regular, com o mesmo número de dias de duração. Para isso, é fundamental saber quando começa e quando termina o seu ciclo.

Pode ser gravidez?


Quando o embrião é implantado na parede do útero, ocorre um sangramento, que é normal e não indica risco à saúde. Algumas mulheres confundem essa perda sanguínea com uma menstruação anormal.

 Portanto, pode ser que a segunda “menstruação” do mês seja, na verdade, essa secreção decorrente da fecundação. Faça um teste caso haja a possibilidade de você estar grávida. Mas caso você já saiba que está grávida e tenha um sangramento, procure um médico imediatamente.

Pílula anticoncepcional 

Os chamados escapes podem acontecer quando a dosagem da pílula anticoncepcional não está adequada à paciente ou caso ela se esqueça de tomar um ou mais comprimidos.

Deficiência de progesterona 

A progesterona é um hormônio intimamente ligado ao ciclo menstrual e à gravidez. É a sua queda que determina o momento de menstruar. Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutivo feminino fica sem saber exatamente quando o tecido uterino deve ser eliminado como menstruação.

Doenças 

Pólipos, miomas, feridas, doenças sexualmente transmissíveis  e outras alterações no sistema reprodutor feminino – composto por vulva, vagina, útero, trompas e ovários – podem causar sangramentos inesperados.

Como parar de menstruar duas vezes por mês 

Depende da causa. Caso o motivo seja uma doença, ela deverá ser tratada para que o sangramento se resolva. No caso de produção insuficiente de progesterona ou escapes, tratamentos hormonais podem trazer bons resultados. Mas é importante ressaltar que cada mulher deverá investigar junto ao médico qual é o seu problema e receber o tratamento específico para ela.
www.bolsademulher.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas