nutrição

10 dicas para ter uma alimentação saudável no verão



1. Priorize alimentos leves e ricos em água, como verduras e frutas (melancia, melão, abacaxi).

2. Evite o excesso de sal e alimentos ricos em sódio, que favorecem a retenção de líquido.

3. Água, muita água! com o calor perdemos muito líquido, e precisamos repor com água, suco de frutas, água de coco ou chá.

4. Atenção com a bebida alcóolica. Pode ser refrescante, mas é calórica e favorece a desidratação e a perda de nutrientes. Contrabalance e ingerindo bastante água.

5. Faça ao menos 5 refeições ao dia. Comer pequenas quantidades em espaço de tempo menor ( a cada três horas) garante mais energia.

6. Prefira os picolés de frutas aos sorvetes cremosos.

7. Troque os alimentos fritos pelos assados, grelhados e cozidos.

8. Substitua o refrigerante por suco natural. O refrigerante não hidrata e ainda favorece a retenção de líquido pelo excesso de sódio.

9. Dê preferência aos alimentos integrais: as fibras ajudam na sensação de saciedade, controlam nível de açúcar e fazem o intestino funcionar melhor, ajudando amanter a barriga " de tanquinho".

10. Procure "montar" um prato bem colorido. Porções variadas de alimento são sinônimo de diversidade de nutrientes, ou seja, de alimentação mais saudável.

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