avós x netos

Vida Familiar em foco



A juventude é uma fase repleta de acontecimentos. O foco está realmente na profissionalização, em estabelecer uma carreira sólida e um patrimônio e, ao mesmo tempo, na constituição da família. E é justamente aí que aparecem as dúvidas mais frequentes. Em um mundo repleto de informações, em que tudo acontece de maneira rápida, como cuidar para que as crianças cresçam saudáveis e felizes.

Na maturidade com a chegada dos netos, os valores e as prioridades são outras e as crianças da família é que passam a representar o futuro, o crescimento, as alegrias e as compensações afetivas. Naturalmente, a educação e as exigências que colocamos para os filhos são diferentes daquelas que imporíamos como avós que criam ou ajudam a criar os netos.

As diferenças fundamentais na criação de filhos e netos estão principalmente nesta fase da vida.
Os tempos são outros e podemos ver inúmeros casos em avós são provedores e não apenas de festas, viagens e passeios dos netos, mas também de suas necesssidades básicas. Muitos casais já com idade, se veem de repente com os netos em casa para literalmente os criarem.

Isso torna sua posição diferente, algo entre avós e pais. No aspecto emocional, afetivo sua contribuição é valiosa pois, fazem mediação entre duas gerações, dando conselhos, apoiando, estimulando e cooperando em tudo que lhes diz respeito.

Quando avós, filhos e netos vivem juntos na mesma casa alguns conflitos podem surgir.
O convívio diário exige muito mais dessa família na administração dos problemas que aparecem. São três gerações vivendo juntas e esse é um terreno fértil para a educação sobre o respeito às diferenças e, principalmente, o respeito entre todos.

É necessário muito amor, compreensão, paciência para conviver em paz, em um ambiente favorável e rico emocionalmente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar