mini rosas


1. Escolha um lugar especial para a sua mini rosa

Quando a mini rosa chegar em sua casa, reserve um cantinho bem iluminado para ela, de preferência, onde possa receber uma boa dose de sol direto. A mini rosa gosta de viver ao ar livre, seja em sol pleno ou meia sombra. Mas não se esqueça: ela ama o sol, e precisa dele para florescer. Pelo menos, seis horas por dia.

2. Regue com moderação

A mini rosa gosta de água na medida certa. Mantenha a terra úmida, mas sem encharcá-la. O ideal é que a terra permaneça ligeiramente seca entre as regas. Quando a temperatura estiver mais amena, a rega pode ser feita duas vezes por semana. Nos períodos mais quentes, a rega deve ser diária. As melhores horas do dia são de manhã, bem cedinho, e à noite. Aí vai uma dica: nunca regue suas plantas nos horários mais quentes do dia.

3. Plante sua muda em um vaso

Dê tempo ao tempo. A mini roseira necessita de um tempo para se adaptar ao novo lar. Acomode a muda em um cantinho especial e espere, mais ou menos, 10 dias para plantá-la em um vaso. Enquanto isso, vai escolhendo um vaso bem bonito (com 15 a 30 cm de diâmetro), com furos no fundo. Aí, sim, você pode caprichar! :)
Vamos começar pela preparação do solo! A mini rosa precisa de um solo rico em matéria orgânica, mais para argiloso, com boa drenagem. Se você adicionar esterco animal bem curtido, húmus de minhoca e farinha de ossos, ela vai amar!  
Montagem do vaso
  • Certifique-se de que o vaso possui furos no fundo.
  • Preencha o fundo do vaso com uma camada argila expandida, brita ou cacos de telha.
  • Coloque uma manta de poliéster (manta de Bidim) por cima para facilitar a drenagem da água. Ela atua como um filtro para que a terra não obstrua os furos do vaso nem suje o chão. Pode ser encontrada com facilidade em lojas de jardinagem e quiosques de plantas.
Plantio da mini rosa
  • Antes de plantar, molhe bem a mini rosa – até que a água escorra pelo fundo do saquinho ou vaso.
  • Cuide com carinho da parte superior da planta, removendo flores e botões danificados e folhas amareladas.
  • Encha o vaso com um pouco de terra (cerca de 1/3 do vaso) e faça uma cova, um pouco maior e mais funda do que o tamanho do saquinho ou vaso da muda.
  • Aperte o saquinho ou vaso para soltar a mini rosa. Retire-a com muito cuidado, com atenção especial para não danificar as raízes. Pode cortar o saquinho com uma tesoura para facilitar o trabalho.
  • Acomode a mini rosa no vaso. Preencha com terra os espaços vazios ao seu redor.
  • Afofe a terra com carinho.
  • Regue bem a mini rosa. Logo após o plantio da muda, regue moderadamente, mas todos os dias. Depois dessa fase, até a planta “pegar”, reduza as regas.
Lembrete: evite plantar a mini rosa em dias muito quentes. Prefira dias mais amenos.

4. A manutenção da mini rosa

Uma vez por semana, dedique um tempo para cortar as flores secas da mini rosa. Este cuidado estimulará novas florações. Aproveite este tempinho para observá-la com carinho, analisando as flores, verificando se há algum inseto ou mancha nas folhas, se está muito seca, e por aí vai. Com essas “vistorias periódicas”, será possível identificar e combater a tempo qualquer problema que possa surgir.

5. Cuide da adubação da sua mini rosa

A mini roseira precisa estar bem nutrida para desenvolver-se plenamente e florescer. A fertilização oferece todos os nutrientes que ela precisa. Deve ser feita até três vezes por ano. A melhor adubação para a mini rosa é a orgânica, com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. Basta espalhar essa mistura em volta da planta e incorporá-la ao solo. A mini rosa também gosta de húmus de minhoca. Se você optar pela adubação química, recomendo o NPK 4-14-8.

6. A poda da mini rosa

Vamos poupá-la das podas regulares. Ela já é tão pequenina… Basta retirar os caules velhos a cada dois anos para abrir espaço para os novos. Se quiser, você pode podá-la apenas para dar forma. A primeira poda deve ocorrer após um ano de plantio, entre julho e agosto.
Com esses cuidados, tenho certeza que a sua mini rosa ficará linda e sempre florida.
www.jardimdocoração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar