CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE ALERGIA E INTOLERÂNCIA À LACTOSE



A intolerância à lactose consiste na dificuldade do intestino digerir um tipo de açúcar (lactose) encontrado no leite e em outros produtos lácteos, e ocorre em pessoas que apresentam deficiência ou ausência da enzima intestinal ‘lactase’, que quebra e decompõe o açúcar do leite. Essa doença pode ser congênita ou surgir com o processo de envelhecimento, portanto, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. Já a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é mais grave e, normalmente, atinge bebês e crianças com menos de 3 anos, já que adultos raramente desenvolvem a doença.
Embora os sintomas de ambas sejam parecidos, como inchaço, cãibras abdominais, diarreia, gases, desnutrição, náusea, perda de peso e crescimento lento, a APLV ocorre porque a proteína do leite é identificada pelo sistema imunológico como um agente agressor e, por isso, também pode causar vômitos, vermelhidão na pele, sangramentos intestinais e problemas respiratórios.
Na intolerância à lactose, muitas vezes só é preciso diminuir o consumo de produtos lácteos, já que, dependendo do grau da intolerância, o organismo tolera pequenas quantidades de lactose. Enquanto que em pessoas com APLV é necessária a completa exclusão de qualquer proteína do leite ou alimentos que contenham frações ou traços de leite, para evitar o desencadeamento do processo alérgico.
www.natue.com.br/natuelife/conheca-a-diferenca-entre-alergia-e-intolerancia-a-lactose.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema