Etiqueta a mesa




COMO COMER E CORTAR ALIMENTOS
Folhas verdes grandes

Espinafre, alface e outras verduras inteiras não devem ser cortadas. O correto é dobrá-las com a ajuda da faca e do garfo, a não ser que a salada já venha com as folhas rasgadas ou cortadas em tiras bem finas.

Pães

Há sempre um pratinho e uma faca reservados ao couvert no lado esquerdo da mesa. O correto é cortar o pãozinho com a mão e usar a faca para passar a manteiga, a pasta ou o patê. Se sobrou molho no prato – e somente se estiver irresistível – é perdoável saboreá-lo com o pão. Mas lembre-se: apenas em ocasiões informais.

Azeitonas

É mais prático e elegante servir as azeitonas sem caroço. Em todo caso, em ambientes formais, pegue a azeitona espetando com o garfo. E jamais retire o caroço da boca com a ajuda das mãos. Lembre-se: a etiqueta manda retirar o caroço da boca do mesmo jeito que ela entrou – com o garfo. Deixe o caroço na beirada do pratinho que fica do lado esquerdo da mesa. Só é permitido o uso do palito de dente ou as mãos em ambientes completamente informais.

Sopas

As sopas, já no prato, são servidas pela direita. Porém, quando é servida à mesa pelo garçom, a partir de uma terrina, o serviço é pela esquerda. A sopa se toma com a colher de lado e não colocando a ponta na boca. Soprar a sopa quente, ou tomar ruidosamente qualquer líquido, é reprovável.

Espaguete

Não há outra maneira de comer senão enrolando a massa no garfo, rente ao prato, para absorver bem o molho. Nem pense em cortar o macarrão! Além de ser uma gafe, os italianos consideram tal gesto uma ofensa. Outras massas, como rondele, canelone e raviolone, podem ser cortadas, mas só com a ajuda do garfo – jamais use a colher para enrolar o macarrão! É completamente deselegante.

Carnes com ossos

Costela de boi e asa de frango são alguns exemplos. Sempre que possível, tente comê-las usando os talheres. Mas não há constrangimento algum em usar as mãos – não é realmente simples comer esse tipo de carne com garfo e faca.

Milho verde cozido

Existem espetos próprios para encaixar nas laterais da espiga. Assim, come-se comodamente, sem sujar as mãos.

Alcachofras

São comidas com a mão, começando-se de fora para dentro. Com os dedos, destaque as folhas uma a uma, mergulhando a parte mais tenra no molho. Come-se apenas essa parte mais macia, o resto da folha é deixado de lado no prato. Na parte interna está o coração (fundo) da alcachofra, que requer a ajuda de talheres.

Frutas servidas na casca

Melão, mamão e melancia vêm geralmente em fatias, com a casca. Use o garfo e a faca para separar a polpa e vá cortando a fruta em pequenos pedaços conforme for comendo.

Frutas para descascar

Laranja, pêra, pêssego e outras. Uma das mãos prende a fruta com o garfo. A outra retira a casca ou a pele com a ajuda da faca, girando a fruta no prato. Corte em fatias para comer.

Frutas com caroços

Pode-se comer algumas com as mãos – como a ameixa e a cereja. Separe o caroço discretamente com as mãos, do modo explicado anteriormente. A manga deve ser servida fatiada e, por conter muita água, é um desastre tentar saboreá-la com as mãos. Use o garfo de sobremesa. As uvas são retiradas do cacho e comidas uma a uma, com ou sem semente.

Importante

Quando o alimento servido for do tipo que suja as mãos, a lavanda deve estar à mesa. É uma porção de água morna aromatizada com limão e colocada em pequenas tigelas. Serve para lavar a ponta dos dedos.



DICAS ÚTEIS

Faça sempre

Limpe discretamente a sua boca antes de usar os copos para evitar que manchas de comida fiquem no copo, isso poderá causar efeitos desagradáveis em quem estiver próximo de você. Quanto aos talheres, segure a faca com a mão direita, com o dedo indicador mais próximo da lâmina sem encostar, e, enquanto estiver utilizando a faca, maneje o garfo com a mão esquerda. Tratando-se de uma comida que não necessite ser cortada, utilize o garfo com a mão direita. Os alimentos são cortados à medida que se come.

Não faça

Picar todos os alimentos para depois comê-los só com o garfo ou colher, lembre-se que você não está num boteco. Ficar passando com os talheres da mão direita para esquerda ou vice-versa. Não beber a água, ou o vinho todo de uma vez. Não sopre a sopa para esfriá-la. Parece que inventaram determinados alimentos para criar vexame. Mas tenha calma: você não precisa se sentir um cirurgião com tantas ferramentas na mesa à sua frente. Não se deixe intimidar. Em qualquer dificuldade, repare nas pessoas ao lado!

Evite

Evite lutar com a comida, demonstrando esforço ao cortar ou erguendo muito os cotovelos. Não se debruce sobre o prato, leve o garfo até a sua boca. Não se sirva de grandes bocados de cada vez como uma folha de alface inteira. Não faça ruídos ao mastigar. Não fale de boca cheia. Se houver uma comida de que você não gosta ou não quer se arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce, diga que está em regime. Porém, com certos alimentos como a alface, seria péssima ideia dizer que está de regime para evitá-la.

Bate-papo à mesa
Se você estiver conversando, dê um tempo para a sua mastigação, antes de falar qualquer coisa, para evitar que pedaços de alimentos respinguem na cara da pessoa que está ao seu lado. Não fale alto demais e jamais dê risadas escandalosas, principalmente quando estiver com comida na boca. E não converse só com uma pessoa porque ela é conhecida ou a mais bonita. Isso é deselegante!


http://www.destaquesp.com/etiquetas-em-almocos-e-jantares/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar