sua casa

 Cuidados e limpeza do ferro de passar roupas




Cuidar dos objetos da casa é tão importante quanto zelar pelo seu lar. Como qualquer outro tipo de máquina, o ferro de passar roupas é um desses objetos que precisa de atenção, pois mantê-lo limpo e bem cuidado pode não só prolongar a vida útil do aparelho, mas também garantir que o eletrodoméstico funcione com maior eficiência. Por isso, selecionamos algumas dicas de cuidados e limpeza do ferro de passar roupas.
 Confira:



Use a temperatura correta para cada tipo de tecido

É importante regular o ferro para que a sua temperatura esteja de acordo com o tipo de tecido que está sendo passado, pois, se a base do ferro estiver mais quente do que o necessário, as fibras do tecido serão queimadas. Essas fibras ficarão acumuladas na base do ferro, deixando-o com aspecto amarelado escuro. Na maioria dos casos, a remoção desse tipo de resíduo é muito difícil, enquanto que em outros, é impossível, o que leva à necessidade de troca da base do ferro.
Por isso, fique sempre de olho para deixar o ferro na temperatura certa.



Evite o acúmulo de água em ferros à vapor

O armazenamento de água em ferros à vapor pode acumular sujeira e ferrugem no aparelho, prejudicando seu funcionamento e podendo manchar as roupas que estão sendo passadas. Por isso, para evitar esse problema, procure sempre esvaziar o depósito de água do ferro. Mas, se o seu ferro já apresenta ferrugem ou sujeira no compartimento de água, a limpeza é simples: basta adicionar uma colher de sopa de vinagre quente no recipiente e deixar que o líquido saia pelos orifícios. Depois disso, continue adicionando água e esvaziando o depósito repetidamente até a limpeza completa.

Nunca utilize qualquer produto abrasivo

Se a sujeira está presente não só no compartimento de armazenamento de água, mas também na base do ferro de passar, não utilize qualquer produto abrasivo, como esponjas de aço, para limpar seu aparelho. Esse tipo de material cria micro-riscos que fazem com que o ferro não deslize de maneira eficiente sobre tecidos finos.
Por isso, para limpar seu aparelho, use uma mistura de ½ copo de vinagre branco e ½ copo de água. Ligue o ferro em temperatura baixa e utilize uma esponja macia e a mistura de vinagre e água para limpar a base. Após remover a sujeira, desligue-o e passe um pano úmido limpo para retirar todo o resíduo.
Outra opção de limpeza da base é passar um pano umedecido em água e detergente neutro e depois de secar com um pano, utilizar uma pequena quantidade de cera incolor de automóveis para dar brilho ao aparelho, retirando o excesso também com um pano seco.

Evite deixar o ferro ligado sem necessidade

Para prolongar a vida útil do ferro de passar roupas, sugerimos também que o aparelho não fique ligado sem necessidade. Além disso, não fique ligando e desligando o ferro com muita frequência. É melhor deixar acumular uma quantidade de roupas a serem passadas. Desse modo, você mantém seu ferro em bom estado e ainda economiza energia.


fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas