Saúde

Quais as principais diferenças entre vírus e bactéria?

Bactéria

Estrutura: microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem núcleo definido. Seu material genético, o ácido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso.

Modo de vida: algumas são parasitas e causam doenças como a pneumonia e a cólera.  Outras mantém uma relação harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digestão. Há ainda as que se alimentam de matéria orgânica morta.

Tamanho: o diâmetro varia entre 0.2 e 2 micras ( unidade que representa 1 milésimo de milímetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas são visíveis ao olho nu ( se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos.

Sensível a antibióticos? sim.

Vírus


Estrutura: microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material genético - o ácido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA).

Modo de vida: todos são parasitas intracelulares. Alguns causam doenças em seres vivos, como a aids, a gripe. o sarampo e a rubéola.

Tamanho: geralmente, eles são menores que as bactérias. o comprimento varia entre 20 e 1.000 nmômetros (unidade que representa 1 milionésimo de milímetro). São visíveis somente com auxílio de microscópios eletrônicos.

Sensível a antibióticos? não



fonte: Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas