meditação




Por que o Mar Continua Salgado?


Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado Ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom. Gênesis 1:10





A questão é óbvia: se todos os segundos o mar recebe bilhões de litros de água doce, por que ele continua salgado? Porque os 100 bilhões de litros de água doce que desembocam diariamente dos rios são quase insignificantes comparados ao volume de água e de sais que compõem os oceanos. Para entender melhor, imagine se o 1,3 quatrilhão de litros de água dos oceanos equivalessem a meio litro de uma garrafa de água mineral. Nessa escala, seriam necessários 17,5 gramas de sal para imitar a salinidade média de 3,5% que ocorre nos oceanos, e o volume de água doce escoando diariamente para dentro da garrafa seria de apenas uma gota d’água.

Estudos afirmam que a salinidade do mar se altera, embora quase que insignificantemente, e que pode mudar de intensidade de região para região. O Mar Morto, por exemplo, recebe esse nome porque o nível de salinidade é altíssimo e praticamente nenhuma vida sobrevive ali. Já a salinidade do mar em que desembocam grandes rios diminui consideravelmente.

Mais uma vez vemos aqui o controle do equilíbrio da natureza, que tanto nos ajuda a viver. Veja a importância disso. Você já comeu alguma coisa sem sal? Realmente, parece que o alimento perde o sabor. As salinas são a principal fonte para a comercialização desse tempero que dá sabor a muitos alimentos. Já imaginou se de uma hora para outra o mar virasse um grande lago doce? Milhões de espécies desapareceriam. Todo o ecossistema entraria em caos e, com certeza, ameaçaria até mesmo nossa raça.

Como Deus é bom, mantendo tudo como deve ser, para que tenhamos o equilíbrio necessário para nossa subsistência! O Senhor dos senhores continua cuidando de nós e deste mundo, apesar de tudo o que fazemos contra a natureza.

Da próxima vez que contemplar a imensidão do mar, reflita sobre o cuidado de Deus para com você. Ah, não perca a oportunidade de explicar para seus amigos por que o mar continua salgado férias após férias!




fonte:
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/frij2011.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema