cães e gatos

Como apresentar?





Contrariando a cultura popular, uma convivência sadia entre essas duas espécies é possível

Os cães e gatos podem si conviver em harmonia dentro da mesma casa, podem até virar bons amigos. Porém, para obter esse convívio é necessário antes de tudo preparar a casa para que a aproximação dos animais de espécies diferentes seja segura e livre de traumas.

O lar que abriga um cão e um gato precisa ter, se possível, uma ambiente preparado para o felino. Neste caso, o gato necessita de um local ao qual possa se esconder e se sentir seguro. Também é indicado a utilização de feromônios artificiais para facilitar a adaptação e a socialização do gato. Esses feromônios existem no mercado em spray e na forma de difusores para serem colocados na parede.

Quando trazemos o animal para casa, podemos colá-lo neste ambiente elaborado e antes de trazer o cão para apresentação permitimos que o gato se familiarize com o cômodo  e com os cantinhos feitos exclusivamente para ele: pode ser um túnel, um canteiro de flores, ou uma prateleira alta, o importante é, quando o bichinho se sentir ameaçado, ele consiga se esconder e o cão não consiga pegá-lo.

Precisamos também deixar o cão tranquilo, associar a presença do gato com coisas agradáveis ( e vice versa), por exemplo: oferecer petiscos. Quando percebemos que o gato está tranquilo e aceitando a situação, liberamos a permanência na caixa de transporte, mas não liberamos o cão da guia.

Os feromônios são em spray: borrifamos no cão e esperamos com muita calma o gato se acercar. Só soltamos o cão da guia na presença do gato quando tivermos certeza que o cão não tem mais interesse em correr atrás do gato e assustá-lo.



fonte:
Organização do cão cidadão
www.cãocidadão.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar