sua casa


Mantenha seu forno micro-ondas limpo

Saiba quais os devidos cuidados que devemos ter em relação à limpeza e utilização do forno micro-onda

mantenha seu forno micro ondas limpo1 Mantenha seu forno micro ondas limpo
Foto: Thinkstock


As vantagens e praticidades de um forno micro-ondas são indiscutíveis. Entre elas estão: aquecimento e cozimento dos alimentos com rapidez; sem que eles percam os valores nutricionais, economia de energia e facilidade na limpeza diária da cozinha; pois evita a sujeira das panelas e do fogão, entre outras vantagens.
Temos que tomar alguns cuidados com a maneira com a qual levamos alguns alimentos ao forno micro-ondas, para que toda essa praticidade não acabe em sujeira e mau cheiro.
Confira algumas dicas que podem auxiliar a sua utilização do forno micro-ondas diariamente.

Evite respingos nas paredes

Adquirir uma tampa específica para forno micro-ondas é a melhor dica para evitar espirros e vestígios de alimentos no seu aparelho. Facilmente encontrada em supermercados, essas tampas contém furos que permitem a passagem de ar, evitando assim que os alimentos fiquem com aspecto de “borrachudos”. Outra dica mais prática e rápida é a do papel toalha. Ele tem o mesmo efeito que a tampa específica, basta colocar uma folha de papel em cima da vasilha que vai dentro do forno micro-ondas e pronto.
Se você vai utilizar o aparelho doméstico para ferver líquidos, certifique-se de que a quantidade utilizada fique na marca da metade para baixo do recipiente. Assim quando chegar ao processo de fervura, você não corre o risco de ter o liquido derramado dentro do forno micro-ondas.

Praticidade na limpeza

O ideal para manter o micro-ondas sempre impecável é limpá-lo diariamente, porém também é necessária uma limpeza mais profunda semanalmente. Para a limpeza externa utilize uma esponja macia com algumas gotas de detergente. Em seguida passe um pano úmido. A limpeza interna pode ser feita com um pano molhado e algumas gotas de vinagre. Para completar, retire o prato rotatório, lave com uma bucha e detergente, enxágue, seque e devolva no lugar. Se por algum motivo o aparelho estiver com manchas amareladas, é aconselhado o uso de um algodão úmido com água oxigenada 20 volumes sobre elas.

Cuidados na utilização do forno micro-ondas

Fique atenta aos cuidados na utilização do micro-ondas. Os alimentos tem que ser aquecidos na potência e tempo ideal para não danificar o aparelho. Carnes e batatas são alimentos que necessitam de uma potência e de um tempo maior para o cozimento do que um copo de leite, por exemplo.
Lembre-se também que o aquecimento do forno micro-ondas é feito de dentro para fora, portanto nunca utilize recipientes hermeticamente fechados. Outra dica importante é fazer furos nos alimentos como: ovos, salsichas, tomates e outros se forem cozidos inteiros. Assim o vapor sai de dentro para fora evitando uma possível explosão.



fonte:
http://www.dicasdemulher.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema