segurança

Cuidados com a panela de pressão

Válvula que não resiste à pressão e borracha que perde a elasticidade com facilidade são as principais causas de acidentes.



Na hora de preparar os alimentos com a panela de pressão, alguns cuidados são fundamentais. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, as principais causas de explosões envolvem entupimento da válvula e desgaste da borracha de vedação.
Segundo eles, o maior erro é quando a panela não "pega pressão" adequadamente, as pessoas tentam retirar a tampa com ela ainda sob pressão, quando o correto é aguardar a pressão baixar, pois o alimento está fervendo. Entre os itens que mais entopem a válvula estão feijão, ervilhas e lentilha.

Contra o perigo de explosão:





  1. A panela precisa ser substituída quando a válvula que existe na tampa estoura. Borracha e tampa devem ser lavadas e guardadas, separadamente.
  2. Bolhas entre a borracha e a tampa são sinal de que a borracha não está funcionando, ou está mal posicionada, ou é horar de ser trocada. Ela dura no máximo três meses.
  3. O recomendado é, geralmente, usar 65% da capacidade do utensílio: se é de 5 litros deve-se colocar um volume de três litros.
  4. O cozimento se inicia quando o vapor começa a escapar e a panela "apita". É hora de baixar o fogo e contar o tempo iniciado na receita.
  5. Vigie a panela enquanto ela estiver no fogo, verificando se a válvula funciona normalmente. Quando o tempo de cozimento terminar, apague o fogo e libere todo o vapor antes de abrir a panela.



fonte:
Corpo de Bombeiros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar