saúde

Psoríase: saiba o que é, e como tratar




Apesar de não ter cura, existem tratamentos que atenuam - e, na maioria dos casos, até eliminam - os efeitos da doença sobre a pele.

É uma doença da pele, relativamente frequente, que afeta cerca de 2% da população brasileira. Ela caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, recobertas de placas (escamas secas) com descamação espessa e esbraquiçada. Muitas vezes, essas lesões estão localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou no couro cabeludo.

As placas se espalham por toda pele, chegando a alterar as unhas, de modo a lembrar uma micose. Raras são as vezes que as lesões afetam as articulações, causando a chamada psoríase artropática. Além do desconforto e da coceira causados pelas lesões, quem tem psoríase ainda sofre o constrangimento pelo aspecto ruim da pele. Portanto, é bom esclarecer que a doença não é contagiosa.

Os médicos não sabem ao certo as causas, mas acreditam que a origem seja genética, ainda que haja relatos de pessoas que desenvolveram a doença mesmo sem haver histórico na família.
A psoríase costuma se manifestar entre os 20 e 50 anos, mas pode ser dignosticada até mesmo em crianças, algumas pessoas tem possibilidade, mas podem nunca desenvolver as lesões. Para outras, basta um gatilho, uma gripe, um dia muito estressante - e as lesões logo se espalham. Com o tratamento, elas desaparecem facilmente ou não.

Causas
Os médicos sabem que o desenvolvimento da psoríase envolve uma alteração no sistema imunológico. Ela é considerada uma doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca por engano suas pr´´oprias células saudáveis. O crescimento acelerado das células é o que provoca a formação de manchas avermelhadas.
A doença costuma piorar no inverno, a temperatura, o uso de roupas fechadas e a aus~encia da exposição ao sol ( que é um antiflamatório natural ) pioram o quadro.

Tratamento
Ainda não existe cura para a psoríase, mas há vários tratamentos, os mais comuns são as pomadas derivadas da vitamina D e corticóides. Porém, quando há uma quantidade maior de lesões. Tornam-se necessários procedimentos como a fototerapia ( banhp de luz ) com ultravioleta B e UVA ( chamado de PUVA ), além de medicamentos que ajudam a equilibrar a imunidade, cremes que mantém a pele hidratada e acompanhamento psicológico.




fonte:
Dermanet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema