meditação

O REFÚGIO

O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Sal. 9:9.






Você já viu um ratinho desesperado fugindo do gato? Aquele esconderijo onde o ratinho consegue ficar salvo do seu predador é a figura exata para definir o que é um refúgio. É justamente isso que será o Senhor para aqueles que nEle confiam.
Você deve ter percebido que o texto de hoje traz duas vezes a palavra refúgio. Em português não se percebe a diferença, mas no original hebraico existe uma leve variação da palavra. Na primeira vez, dá a entender que é um refúgio alto, onde ninguém pode alcançar você. Na segunda vez, a variante acrescenta a idéia de um refúgio forte que ninguém pode destruir.
Não é maravilhoso? Neste mundo em que você vive rodeado de perigos constantes, nas estradas, no trabalho, enfim, nas mais diversas circunstâncias, acusado por inimigos sem rosto que estão sempre dispostos a destruir sua vida e ferir as pessoas que você ama; nesta vida de competição onde nem sempre os mais capazes vencem, e sim os mais desleais, você não acha maravilhoso saber que o Senhor é um refúgio alto e forte aonde você pode correr exausto para encontrar segurança e consolo?
O texto de hoje fala da tribulação e dos oprimidos. Literalmente, essas expressões significam “tempos de dificuldade” e “humildes”. Deus está falando aqui de pessoas que, por serem mansas, por buscarem a paz, por quererem o bem dos outros, guardam silêncio e aceitam a dor e, em conseqüência, passam por tempos difíceis, esperando que Deus Se manifeste em algum momento. E Deus Se manifesta. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.” Salmo 121:4.
Nas horas mais dolorosas e amargas, quando o mundo parece não compreendê-lo, corra ao seu refúgio e converse com seu Pai que tudo vê e que, sim, é capaz de entender as aflições de sua alma.
Não saia hoje para as lutas e os desafios que o aguardam no caminho sem ter a certeza do companheirismo de Jesus. Não importa quão escuro pareça o horizonte ou quão escabrosa a estrada, lembre-se ao longo do dia que “o Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação”.





fonte:
Meditações Matinais 2007
Janelas para a vida 
Alejandro Bullón

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar