sequência didática

A importância da sequência didática no planejamento do professor da educação infantil




As sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho organizado paulatinamente, favorecendo o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nestas salas de aula. 

É a sequência didática também que garante qua o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro, pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo do conhecimento, como de língua ou de matamática, por exemplo, e nos esquecemos de artes visuais, movimento, dentre outros saberes imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Infantil.

O cérebro infantil, ainda segundo Marta Pinheiro, tem uma quantidade excessiva de sinapses; esta exuberância sináptica continua até o início da adolescência, quando então começa a ser reduzida por eventos regressivos.

 A sinapse é um mecanismo extremamente fino. É fundamental que os neurônios estabeleçam conexões entre si, pois somente a partir da formação das redes neurais torna-se possivel o aprendizado ( em qualquer nível, desde o que resulta d comportamento inatos, como sugar, chorar, bocejar, até os denominados processos mentais superiores, como o raciocínio lógico, a abstração, o planejamento).

Sequência didática na Educação Infantil é uma ferramenta que deve e que precisa entrar de uma vez nas rotinas de creches e centros de Educação Infantil, senão, corremos o risco de deixar na infãncia das crianças, marças de uma escola que não leva a descobertas, a dúvida, a sonhos.

Cada  tema pode ser testado pelo professor e testado por outros professores já usuários do material didático.


fonte:
http://www.direcionaleducador.com.br/curso-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/6-a-importancia-da-sequencia-didatica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema