filhos e alimentação saudável


Estimular bons hábitos alimentares é educar...


Para educar uma criança é necessário muita paciência, principalmente quando assunto é alimentação ou hábitos alimentares. Segundo as pesquisas mais recentes, a formação do hábito alimentar começa aos quatro meses de vida intrauterina, quando o feto engole o líquido amniótico e já consegue sentir o sabor do alimento ingerido pela mãe.

Porém, depois de nascidos, nossas pupilas gustativas se renovam a cada 21 dias, adaptando-se a novos alimentos, texturas e sabores, o que permite a formação de um novo hábito alimentar em qualquer em qualquer fase de nossa vida.

Alimentos ricos em gordura e açúcar causam dependência química da mesma forma que a cocaína e heroína. Quando perdemos o autocontrole daquilo que nossos filhos comem, podemos estar proporcionando a eles e a nós, momentos de sofrimento e desespero mais tarde. Porque a obesidade infantil já é uma realidade em nosso país.

Estimulantes como cafeína (café, refrigerantes a base de cola e energéticos), teína (guaraná, chá mate, verde, preto, branco vermelho e amarelo) e teobromina (chocolate) são substâncias que  causam dependência e precisam ser removidas de vez da alimentação. Elas afetam o bom funcionamento cerebral.

O estudo do efeito destes produtos sobre o cerébro, causando hiperatividade e/ou déficit de atenção. ainda gera muitas discussõesnos Estados Unidos e Grã Bretanha.


fonte:
Revista Família Esperança


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema