produtos de beleza x finanças

Economize: 

7 produtos de beleza que você não precisa ter




Alguns podem ser facilmente substituídos por outro item que você já tenha em casa

Xampu, condicionador, creme sem enxágue, sérum, creme corporal, loção facial etc. Alguma vez você foi arrumar sua casa e se deparou com uma quantidade enorme de produtos – para as mais variadas finalidades – e se perguntou se eles eram mesmo necessários para a sua beleza?
Ou ainda, já teve certa dificuldade em colocar todos esses produtos dentro de uma mala para viajar?!
Atualmente, existe uma quantidade enorme de produtos de beleza no mercado. Mas a verdade é que nem todos não são tão necessários assim. Ou melhor, alguns podem ser facilmente substituídos por outro item que você já tenha em casa. Confira algumas ideias:

1. Loção de limpeza para o rosto

Tatiana Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca, em primeiro lugar, que o rosto pede, sim, um sabonete específico. “Sabonetes comuns podem acabar agredindo demais a pele desta região, principalmente durante os tratamentos com ácidos”, ressalta.
Já os adstringentes e loções de limpeza profunda não são assim tão necessários. Mas, conforme explica Tatiana, podem ajudar em peles muito oleosas.
Então, se este não é o seu caso – se você possui pele seca ou normal – pode abrir mão das suas loções de limpeza facial sem medo! Ficando apenas com a opção de um bom sabonete para o rosto, de preferência, indicado por sua dermatologista.

2. Creme para os pés

Não é que ele seja totalmente desnecessário. Muitas pessoas fazem uso desses cremes diariamente, por sentirem certo incômodo quando estão com os pés mais ressacados. A questão é que, para os pés, você pode usar o mesmo produto que usa para as mãos. E vice-versa!
A dermatologista Tatiana explica que a espessura, a oleosidade e a resistência da pele diferem em algumas regiões do corpo e, por isso, existem cremes específicos para cada local. “No entanto, algumas regiões têm características semelhantes e podem ser tratadas, sim, com o mesmo creme. Pés e mãos, por exemplo, permitem o uso do mesmo produto para estas duas áreas”, diz.
Já o rosto e também o couro cabeludo, conforme destaca a dermatologista, são regiões únicas e precisam de cuidados específicos. “Assim como a região dos olhos, que tem a pele mais fina de todo o corpo”, acrescenta.

3. Creme para os cotovelos

Vale o mesmo conselho dado acima!
“Cotovelos e joelhos têm características semelhantes e uma pele mais grossa. Por isso, podem ser tratados com o mesmo produto”, explica a dermatologista Tatiana.
“Alguns produtos ainda podem ser usados para cotovelos, joelhos, mãos e pés, que são consideradas as áreas de pele mais espessas”, acrescenta a profissional.

4. Creme para acabar com as celulites

Não é que eles não apresentem resultado nenhum. Mas a verdade é que, sozinhos, esse tipo de creme tem efetividade praticamente nula.
“Nenhum creme faz milagre! Desconfie de produtos que prometem resultados milagrosos em apenas alguns dias. No tratamento da celulite, os cremes são considerados adjuvantes, ou seja, fazem parte de um tratamento que envolve mudanças alimentares e nos hábitos de vida da pessoa, a prática de exercícios físicos e, às vezes, alguns tratamentos estéticos com aparelhos, como os de radiofrequência e laser”, explica a dermatologista Tatiana.
Então, ao menos que o produto tenha sido indicado por um profissional de sua confiança e esteja associado a um tratamento mais amplo de combate às celulites, à prática de atividades físicas e a uma alimentação saudável, você não precisa gastar dinheiro nem tempo passando esse tipo de creme.

5. Produtos pré e pós depilatório

Muitas mulheres têm o costume de se depilar em casa. E na maioria das lojas de cosméticos de todas as cidades, há uma infinidade de produtos destinados exclusivamente a elas! Esfoliante para a virilha, loção pré depilatória, loção calmante pós depilatória e muito mais.
Mas, de acordo com a dermatologista Tatiana, estes produtos podem tranquilamente ser substituídos por coisas que já temos em casa. “A proteção da pele antes da aplicação da cera de depilação pode ser feita com talco comum. A remoção da cera pode ser feita com ajuda de óleo de amêndoas ou até mesmo do azeite”, explica.
“Após a depilação, a pele costuma mesmo ficar irritada e avermelhada. Para acalmá-la, após o procedimento, pode-se usar compressas geladas com chá de camomila”, acrescenta.

6. Creme sem enxágue

Para os cabelos, existem várias opções de cremes para serem aplicados após o banho, sem enxágue. Mas será que ele são realmente necessários? Ou somente usar o xampu e condicionador no banho já é o suficiente?
“Se a pessoa aplica condicionador durante o banho, não há a necessidade do uso de um creme sem enxágue depois”, diz a dermatologista Tatiana. “A não ser que este produto seja um protetor térmico e que deva ser usado antes do uso do secador e da chapinha”, acrescenta.

7. Reparador de pontas para os cabelos

Há vários tipos no mercado, mas será que eles são mesmo eficazes?
De acordo com a dermatologista Tatiana, produtos para pontas duplas apenas mascaram o problema, melhorando o aspecto dos fios. “O corte é o único meio de resolver mesmo o problema”, acrescenta.
Dessa forma, ao menos que seu cabeleireiro tenha indicado um bom reparador para os seus fios, este é mais um produto que você pode viver sem. Lembrando sempre de cortar frequentemente as pontas dos seus cabelos, conforme orientação profissional.
Mas, se você já testou um reparador que realmente tenha sido bom para os seus cabelos, não há porque abandoná-lo!

Uma boa combinação de produtos

Os BBcreams têm feito muito sucesso atualmente por oferecem várias funções num mesmo produto. A maioria deles reúne protetor solar, hidratante e primer ou base. Dessa forma, são ótima opção para as mulheres que estão querendo economizar ou, simplesmente, diminuir o espaço em casa reservado para guardar somente seus produtos de beleza.
“Alguns BBcreams combinam produtos muito interessantes e podem, sim, ser a melhor alternativa para determinados casos. No geral, eles apresentam filtros solares com FPS 30, o que é suficiente, e são eficazes como protetores para o dia a dia”, explica a dermatologista Tatiana.
“Porém, casos de fotoenvelhecimento mais severos, no geral, necessitam de substâncias mais especificas, usadas separadamente”, acrescenta a médica.
Com as dicas acima você pode repensar se, todos os produtos de beleza que você tem atualmente em casa e mais aqueles que pretende comprar são mesmos necessários. Ou se é possível economizar e ocupar menos espaço em sua casa, usando alguns de seus produtos para mais de uma finalidade!

http://www.dicasdemulher.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema