Doença de Crohn

Mal desconhecido




Pouco falada no Brasil a doença de Crohn acomete o intestino e tem sintomas parecidos com os de outras complicações na região.

Dor abdominal, diarreia, cólicas. Sintomas ligados a diversos problemas de saúde podem estar relacionados também a uma complicação pouco conhecida no Brasil: a doença de Crohn, enfermidade inflamatória do tubo digestório.


A parte do corpo em que a doença aparece com mais frequência é chamada de íleo distal, fim do intestino delgado e começo do intestino grosso. A principal característica é o surgimento de feridas causadas pelo sistema imunológico do próprio organismo, por isso é chamada de doença autoimune. Durante a cicatrização, as paredes do intestino podem ficar mais grossas, impedindo a passagem do bolo fecal. Como consequência, a pessoa para de eliminar fezes e gazes e começa a vomitar. O que pode causar perda substancial de peso.

A doença pode se tornar grave. Mas há diferentes quadros, que vão desde complicações mais leves a situações mais severas,
Os medicamentos usados no tratamento, normalmente, controlam os sintomas, mas não curam a doença, que é crônica.

A causa ainda não são claras. Sabe-se que há um componente genético, uma predisposição para a doença.
Além disso, há relação com fatores do meio.
Provavelmente, um quadro de infecção leva à alteração da imunidade e faz com que o corpo ataque uma área que não deveria atacar.

No cruzamento de dados entre condições de vida e incidência da doença, surgiram hipóteses, como a de que melhores condições sanitárias podem fazer com que o sistema de defesa não trabalhe tanto e, ao agir, o faça de maneira desregulada. No brasil, os casos aumentaram muito nos últimos dez anos.

Sintomas:

  • Geralmente, a dor abdominal é intensa no lado direito da barriga, próximo ao umbigo.
  • A principio, a doença pode ser confundida com outras complicações, como intolerância à lactose. A diferença é que a dor, nesse caso, vai aumentando.
  • Outras partes do corpo podem ser afetadas. Há chances de surgirem, por exemplo, manchas na pele, problemas de visão e artrite.
  • A diarreia é cronica e persistente, diferentemente de quando a pessoa come algo que lhe faz bem  e tem um mal-estar passageiro.
  • Em alguns casos, há sangramento nas fezes, febre e perda de peso.

fonte:
www.minhavida.com.br/doença-de-crohn  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema