organização


Dicas para manter o freezer organizado


parte1

Além de facilitar o dia a dia, um freezer organizado ajuda na conservação da qualidade e do sabor dos alimentos



Um freezer bem organizado, além de facilitar a vida na hora de retirar algo de dentro dele, também é essencial para manter a qualidade dos alimentos e conservá-los livres de bactérias e contaminações.
Hoje em dia, a falta de tempo e a necessidade de ter tudo rápido e sempre à mão, contribui para o aumento de produtos congelados disponíveis no mercado. Além das carnes, peixes e aves, existe um grande número de massas dos mais variados tipos, pratos prontos, embutidos, sobremesas, frutas, legumes e até bebidas.
A correria do dia a dia também faz com que as donas de casa prepararem os alimentos em grandes quantidades e deixem tudo dentro do freezer para agilizar o preparo das refeições. Congelar alimentos, inclusive sobras, também é uma maneira de evitar o desperdício mantendo os alimentos com sabor, cor e aroma de frescos.
Para dar uma força e ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas dicas úteis que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Limpeza

O primeiro passo para a organização do freezer é a limpeza, processo que deve ser feito pelo menos a cada seis meses para manter a qualidade dos alimentos e também para prolongar a vida útil do eletrodoméstico.
A limpeza deve ser feita sempre com o freezer desligado da tomada e jamais com ele ligado, por isso, o ideal é fazer nos dias de limpeza e aproveitar para limpar todo o refrigerador. Se o seu freezer for do modelo Frost Free, ele não produzirá gelo, caso contrário, você deverá aguardar o descongelamento, retirar os resíduos de água, para só depois iniciar a limpeza.
A solução mais indicada para a limpeza do freezer é feita usando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado em 1 litro de água morna. O bicarbonato de sódio tem ação bactericida e também elimina o mofo.
Você deve aplicar a solução com um pano limpo e em seguida secar completamente. Nunca utilize produtos como álcool, removedores, solventes, vinagre e produtos químicos e detergente. Depois de totalmente limpo e seco, você pode religar o freezer na tomada.

Separação

Se o seu freezer possui gavetas, a dica é separar em cada uma delas os alimentos divididos por categorias, ou seja, uma gaveta passa carnes, outra para massas, outra para vegetais, outra para doces e sobremesas e assim por diante. Isso evita a contaminação por bactérias e que odores e gostos se misturem. Tente manter separados também os pratos prontos dos crus.
Caso o seu freezer não possua gavetas, você pode fazer essa separação com a ajuda de pequenos cestos ou ainda com potes e embalagens plásticas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas