saúde

Lúpus Eritematoso



O que é lúpus?
É uma doença autoimune ( sistema imune ataca o próprio organismo) que pode afetar diferentes órgãos e sistemas do corpo humano. Afeta principalmente as mulheres durante o período fértil.

Tipos
De forma didática, existem dois tipos de lúpus: o Lúpus Eritematoso Sistêmico e Lúpus Eritematoso Discoide, que só acomete a pele. Em algumas pessoas, a forma discoide pode evoluir para a sistêmica, mas é incomum.

Causas
Existem vários fatores (multifatorial) relacionados ao lúpus, destacando-se as causas genéticas, alterações do sistema imune e fatores ambientais. Em relação à genética, já foram descritas várias alterações em genes.  Os fatores ambientais estudados são vários e incluem exposição solar, uso  de medicamentos, infecções prévias e cigarro, por exemplo. As alterações imunes são muitas e principalmente se caracterizam pelo sistema imunológico deixar de reconhecer os componentes normais do corpo e "considerá-los" estranhos, levando ao ataque do próprio organismo.

Sintomas
Podem variar desde fadiga, febre, linfonodos aumentados (ínguas), derrames do coração e pulmões, dores e inchaços nas juntas, alterações dos rins e do sistema nervoso central. A pele é o sistema mais evoluído e pode apresentar a sensibilidade ao sol (fotossensibilidade), "lesão em asa de borboleta", lesões discoides e outras.

Acometimento de órgãos
Praticamente, qualquer órgão do corpo pode ser envolvido. Os mais comuns são a pele, as articulações ( juntas), o sangue, os rins, as membranas que envolvem os pulmões e coração, entre outros.

Diagnóstico
O diagnóstico é realizado pelo médico através da história clínica, exame físico e exames laboratoriais.

Tratamento
É realizado com a orientação dos médicos aos pacientes. O uso de bloqueadores e filtros solares são recomendações para praticamente todos os pacientes. Evitar situações de estresse físico e emocional.

Medicações
As mais usadas são analgésicos ou anti inflamatórios não hormonais para a dor e inchaço nas juntas e derrames de membranas que envolvem os pulmões e o coração. Antimaláricos são utilizados praticamente em todos os pacientes, os corticoides são utilizados para a maioria das manifestações clínicas e dependendo 
da gravidade e dose pode variar, inclusive em forma de pulso terapia  Os imunossupressores  também são bastante usados.


fonte:
Encarte da
Sociedade Paulista de Reumatologia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema