casa x saúde

Travesseiro amigo






Saber cuidar e higienizar são os segredos para esse tipo de almofada não passe de companheira a vilã da saúde

Lar doce lar, depois de um dia cansativo de trabalho, nada como tomar um banho quentinho e cair da cama. Porém fica um alerta será que seu travesseiro está realmente limpo?

Não importa qual seja o tipo ( de plumas, de espuma, de poliéster ), de qualquer forma, ele precisa de limpeza frequente. Caso contrário, você pode estar comprometendo sua saúde e bem estar durante o sono.
E tem mais: segundo os especialistas, travesseiro com mais de um ano deve ir para o lixo.

Radical? 
" Existem pessoas que acabam tendo o objeto como um bicho de estimação e não o  troca por nada, isso não pode acontecer  porque caba virando depósito de ácaros", afirma o clinico geral Astério Della Nina, da clinica Della Nina.
 O médico ainda dá uma dica na hora da escolha do travesseiro: " Tem de ser de acordo com a altura do ombro".

Munido de um travesseiro de boa qualidade, o mais indicado é comprar uma capa protetora e impermeável que varia de preço nas lojas especializadas, dessa forma, o travesseiro não absorve as secreções liberadas durante a noite. 
Os fungos e as bactérias se proliferam em contato com a umidade. Colocada a capa, a cada 72 horas, lave-a na máquina, aconselha o doutor.

A alergista  Márcia Mallozi, do ambulatório da Uniesp ( Universidade Federal de São Paulo), ressalta os problemas respiratórios  que podem  ser causados por conta da não higienização dos travesseiros. " As secreções e as salivações ficam impregnadas no travesseiro e podem agravar os problemas dos pacientes com sinusite, por exemplo", explica Márcia.

A médica ainda responde sobre  o mito de que apenas colocar o travesseiro no sol mata os germes: " Ao fazermos isso, só combatemos os fungos substancialmente. O mesmo se aplica quando passamos vinagre, álcool ou mesmo substâncias acariciadas. Os fungos continuam se multiplicando.


fonte:
Revista da Hora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar