Boa forma

Equilíbrio em um pulo








Exercício considerado simples, pular corda dá agilidade, força e melhora o condicionamento físico e a capacidade de equilíbrio


Já percebeu que, em quase todos os filmes sobre boxe, os lutadores aparecem pulando corda?
Os especialistas  relacionados a esportes, o exercício proporciona, entre outros benefícios, a capacidade de ficar em pé com facilidade. Além de favorecer o equilíbrio, pular corda ajuda a ganhar condicionamento físico e a fortalecer a musculatura.

A atividade também trabalha a capacidade aeróbica e a anaeróbica e tem um gosto calórico maior do que o dos exercícios tradicionais. Antes de começar a pular corda na sala de casa, porém, fique atento a alguns cuidados necessários para não enfrentar nenhum problema.

A atividade exige muito do corpo. Em pouco tempo, a pressa realiza um esforço bastante grande. Então, é preciso respeitar o período de adaptação do organismo. Se alguém sedentário começar a pular muito, a musculatura entra em fadiga, pode ter estiramento e cãibra. As pessoas que tem dores nas articulações do quadril, do joelho e dos tornozelos devem evitar esse exercício.

Para impedir que outras complicações apareçam, é importante usar um tênis adequado. Está difícil escolher o melhor? Uma dica:  O som provocado pelo impacto do calçado no solo deve ser mínimo ou inexistente, sendo esse um bom indicativo para perceber se o salto está sendo amortecido.

Ainda ressalta que a pessoa precisa verificar se o tamanho da corda é apropriado à sua altura. Basta pisar na corda e estendê-la  até que as duas extremidades cheguem logo abaixo das axilas, pois isso evitará desconforto para o praticante. Os pisos mais indicado são o gramado, o emborrachado e o de madeira. É preciso, ainda, verificar a altura do teto para evitar acidentes.

Há três variações do exercício. A primeira é de intensidade leve, na qual a pessoa pula com os dois pés juntos saltando e aterrissando lentamente. A segunda tem intensidade moderada e é executada alternando os pés e elevando os joelhos até a altura dos quadris. E a terceira, mais intensa, é com salto alternando os pés e elevando os joelhos até a altura do abdômen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas