Páprica

Cor e Sabor














 É um pó avermelhado obtido a partir da maceração de uma variedade de pimentão doce, originário da Europa. As pápricas mais famosas são de origem espanhola e húngara.
Muito usado e típico na cozinha húngara, porque dá cor e sabor a suas receitas favoritas. Experimente com calma antes de usar, pois algumas pessoas sensíveis ao sabor picante não se adaptam ao tempero.

  A páprica geralmente é feita com o pó extraído do pimentão doce, seco e triturado, ao qual podem ser acrescentados outros tipos de pimentão ou pimenta, como a pimenta malagueta, entre outras, sendo então classificada, segundo a dosagem em:

  •  páprica doce,
  •  meio-doce
  • e picante.

 A doce é a mais nobre, a mais saborosa e aromática. A picante como o próprio nome diz é mais picante, igualmente saborosa, com  menos aroma.

Uma  dica para tirar melhor proveito do sabor ao utilizar, é diluir a páprica em água ou caldo antes de adicioná-la às receitas, pois quando diretamente aquecida seu açúcar se carameliza e o prato perde em cor e em sabor.


A páprica é usada para colorir pratos e no preparo de legumes ao vapor, arroz, carnes, peixes, saladas e pastas de aperitivo.
É utilizada também no goulash, em sopas de legumes, frango assado ou ensopado, e para dar coloração ao arroz.
Com propriedades medicinais: antibacteriano, carminativo, estimulante, sialogogo.
 O uso se faz geralmente em feridas da boca, hipertensão, varizes ou veias varicosas.
Agora aproveite para usá-la de forma a aproveitar seus benefícios.

Compro sempre em casas de ervas no centro da cidade...

  
fonte:
http://voutecontar.net/paprica
http://www.avitrinedosabor.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema