Nutrição


Farinha de Berinjela















Foram necessários dois meses para que sete mulheres obesas, voluntárias de um estudo-piloto realizado pelo Instituto de Nutrição da UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro), sentissem os efeitos benéficos da farinha feita da berinjela desidratada: emagrecimento e diminuições da gordura localizada na região abnominal e do colesterol ruim potencializados.
" Nós dividimos em dois um grupo de 14 voluntárias, rodas adultas, com quadro de obesidade e taxas de colesterol, triglirérides e glicemia acima do recomendável.
Metade dessas mulheres foi submetida a uma dieta de baixas calorias.

Para as outras sete participantes, associamos `a  dieta hipocalórica uma dose diária de quatro colheres ( de sopa) de farinha de berinjela. Ao final as primeiras emagreceram em média, três quilos cada uma. Já as que consumiram também a farinha perderam o dobro: seis quilos cada uma".

Conta a coordenadora da pesquisa, a professora Glorimar Rosa, mas impressionante ainda foi a diferença na cinturinha: quem recebeu o suplemento de berinjela enxugou 12 cm de circunferência abnominal ao final de 60 dias. Já as outras perderam apenas 3 cm de pneuzinho na região, afirma a nutricionista.

O último resultado não é benéfico apenas para a auto-estima. " Está confirmada cientificamente a ligação
entre a gordura localizada na região visceral e o aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como o diabetes tipo 2. Por isso, esse primeiro resultado do estudo se mostrou interessante",
explica Glorimar.

Segundo a especialista, que prepara uma segunda etapa da pesquisa, com mais participantes e também mais tempo de aplicação, uma das causas da farinha de berinjela intensificar o emagrecimento e a diminuição da gordura visceral  é a sua alta concentração de fibras.

" O que ocorre é que as fibras são capazes de absorver água no meio estomacal. Com isso, provocam distensão estomacal, ampliando a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuindo o consumo de alimentos". diz.

Já a sua contribuição para a queda das taxas de colesterol no sangue é indireta." O nosso organismo absorve no intestino os sais biliares, que são as substâncias que ajudam na digestão da gordura.

Como as fibras aceleram o trânsito estomacal, quanto mais fibras consumirmos, maior será a quantidade de sais eliminada pelo nosso organismo. Para fabricar estes sais, o nosso corpo consome o colesterol existente no próprio sangue", ensina a professora.


Saiba mais:
Como é preparada a farinha?
basta colocar no forno umaberinjela inteira com casca, cortada em rodelas, e deixar até que esteja
totalmente desidratada, em seguida processá-la no liquidificador.

Existe alguma contraindicação para o consumo dessa farinha?
Não, porém, como a berinjela promove a produção de radicais livres,que aceleram a morte de células
e aumentam o risco do surgimento de muitas doenças, é preciso consumir a farinha com um alimento que seja fonte de vitamina A, C ou E. Essas vitaminas são ricas em substâncias antidoxidantes, que combatem a formão de radicais livres no corpo.

Qual é a porção ideal de farinha de berinjela para obter os resultados?
Cerca de quatro colheres de sopa por dia. Vale lembrar que as participantes da pesquisa foram submetidas a uma dieta de baixas calorias.

Já comprei meus suplementos....

Mariana Garcia
Revista da Hora
2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema