Justificação Pela Fé e a Terceira Mensagem Angélica



 – Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
 Apocalipse 14:12

Quase todos os intérpretes adventistas de Apocalipse 14:12 antes de 1888 consideravam que a “fé em Jesus” seria um conjunto de verdades em que se deveria crer e guardar. Todavia, na maior parte das vezes, os adventistas não dedicavam muito tempo a essa parte do versículo. 

Era o trecho sobre a obediência aos mandamentos que recebia mais atenção. Portanto, conforme observamos antes, Uriah Smith deu ênfase à palavra “guardam” quando comentou o texto em janeiro de 1888 e George Butler fez o mesmo em maio de 1889.

Tal ênfase derivava da visão de que a verdade do sábado, no contexto da marca da besta, seria a última mensagem de Deus a um mundo pronto para a segunda vinda. Não causa espanto o fato de essa interpretação levar o adventismo tradicional para muito próximo do legalismo.

 Tais consequências estavam na base do vocabulário de sua crença. Palavras como “guardar”, “fazer”, “obedecer”, “lei” e “mandamentos” lhes enchiam a mente com a importância das contribuições distintivas do adventismo para o cristianismo em geral.

Foi essa interpretação de Apocalipse 14:12 que se questionou em 1888. De Mineápolis emanou um novo entendimento do texto central da história do adventismo.
Jones aludiu à nova interpretação em dezembro de 1887. Ele escreveu: “A única forma de obter harmonia com a justa lei de Deus é por meio da justiça divina, a qual vem mediante a fé em Jesus Cristo. […] Na mensagem do terceiro anjo, encontra-se personificada a verdade suprema e a justiça suprema”.

Note o que Jones fez. Ele identificou uma equivalência entre “a verdade suprema” e “os mandamentos de Deus”, e entre “a justiça suprema” e “a fé em Jesus”, que ele sugeria ser a fé depositada em Cristo.

De fato, Jones ajudou os adventistas de sua época a compreenderem que somente a fé alicerçada no Filho de Deus é capaz de nos conduzir a uma vida de obediência aos mandamentos. Essa é a mensagem que devemos levar ao mundo ainda hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema