Detox e a saúde




Fazer “detox” de tempos em tempos e cortar do cardápio todos os alimentos com glúten ou lactose — ou ambos —, mesmo se você não tem nenhum tipo de intolerância. Além de modismos nutricionais que fizeram muita gente emagrecer recentemente, essas três dietas possuem algo em comum: combatem a inflamação do organismo.

Apesar de não ser um fator que se costume levar em consideração na hora de decidir entrar na dieta – já ouviu alguém dizer “Estou com o organismo muito inflamado, vou fazer regime”? —, a inflamação é, na realidade, o x da questão.

Inchaço, má digestão, prisão de ventre, gases, sensação de cansaço, dor de cabeça constante, envelhecimento precoce e até mesmo celulite e acne podem ser consequências dessa condição.

Além disso, quanto mais inflamado, maior é a tendência do organismo a acumular tecido adiposo – o que explica os quilos a mais.

Um estudo realizado pelo laboratório de nutrição da Escola de Educação Física e Esporte da USP mostrou que, nos quadros inflamatórios crônicos, a quebra das células de gordura tende a diminuir.

Ou seja, a redução da inflamação facilita o processo de emagrecimento. Essas toxinas sobrecarregam especialmente o fígado e o intestino, provocando sintomas crônicos que a maioria das pessoas possui, mas desconhece a razão e por isso não sabe como tratar.

Quer saber mais?! Acompanhe os próximos post que darei algumas dicas.

A matéria completa está disponível no site;
Cada indivíduo é único.  www.nutricaodiaria.com  RSP: @cintiaapires_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema