como plantar pimenta dedo de moça




1- O solo deve ser fértil, leve e bem drenado. 

2- Garanta o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não.

3- Adquira mudas de produtores experientes ou, se preferir, faça o uso de sementes, comercializadas em casas do ramo. Neste último caso, a germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio e as mudinhas devem ser mudadas quando apresentarem de 4 a 6 folhas, cerca de 50 a 60 dias após a semeadura no recipiente.

4- Plante a muda no vaso, tendo o cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem e irrigue regularmente porém evitando encharcamentos. O transplantio pode ser feito em qualquer época do ano nas regiões mais quentes, desde que sejam irrigadas na seca. Nas regiões frias devem ser transplantadas no verão.

Tratam-se de plantas que gostam de climas tropicais. Assim, em regiões mais frias, essa é a época ideal para o plantio.

Faça a poda após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.
A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.
As pimentas apresentam diferentes pontos de colheita, de acordo com cada tipo, região de cultivo e época do ano. O ciclo da cultura e o período de colheita são afetados diretamente pelas condições climáticas e pelos tratos culturais, como adubação, irrigação, incidência de pragas e doenças, e a adoção de medidas de controle fitossanitário. 

De maneira geral, o ponto de colheita ideal das pimentas é determinado visualmente, quando os frutos atingem o tamanho máximo de crescimento e o formato típico de cada espécie e a cor específica. 

cursos-horticultura-agricultura/artigos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema