como aumentar a glicose em caso hipoglicemia



O que é a hipoglicemia?

Antes de discutir como tratar a hipoglicemia de maneira saudável, é importante entender como funciona este quadro. É classificado como hipoglicêmico o paciente que apresenta menos que 70mg/dL de glicose no sangue, desenvolvendo sintomas como mal estar, náuseas, vômitos, fraqueza e, em níveis mais graves, perda de consciência com possível evolução para o coma. São várias as causas que levam o paciente a evoluir para um quadro de hipoglicemia, porém os mais comuns ainda são longos períodos de jejum, diabetes mellitus descontrolada e excesso do consumo de álcool. O tratamento imediato é semelhante para todas as causas: oferecer alguma quantidade de açúcar para tentar elevar o nível da glicemia sanguínea.

Aumentando a glicemia de maneira saudável

A melhor solução para elevar a glicemia em um indivíduo com baixa dos níveis de glicose no sangue é, sem sombra de dúvidas, a ingestão imediata de dois a três sachês de açúcar puro, já que este alimento tem absorção quase imediata pelo organismo humano. Porém, algumas pessoas ainda se sentem inseguras em oferecer este produto a pacientes com diabetes, com medo de descontrolar ainda mais o quadro glicêmico. Apesar da oferta de açúcar, nestas quantidades, ser considerado um método seguro, é possível tentar reverter o quadro hipoglicêmico com outras opções alimentares:
  • Suco de frutas natural: a frutose, que é o açúcar encontrado nas frutas, apresenta absorção mais rápida do que o próprio açúcar, e pode ser uma alternativa interessante para ajudar a elevar a glicemia. Prefira sucos conhecidamente ricos neste composto, como o suco de laranja, ou com baixo teor de fibras, como o de melancia ou melão.
  • Frutas: apesar de não ser a melhor opção, por ser necessário mastigar e digerir o alimento, as frutas também são uma boa alternativa para elevar os níveis de açúcar no sangue, exatamente por seu teor de frutose. Opte por versões sem casca e mais suculentas, para facilitar a absorção.
  • Mel: assim como o açúcar, o mel é um dos alimentos mais indicados para quadros de hipoglicemia. Uma colher de sopa é suficiente para melhorar os sintomas.
  • Leite: se você está sem alternativas rápidas como o suco de frutas ou o mel, o leite pode lhe ajudar a melhorar os sintomas da hipoglicemia, por também ser boa fonte de açúcar natural. Vale reforçar que a absorção do leite é mais lenta, devido a grande concentração de gorduras e proteínas deste alimento, que reduzem o trânsito gástrico. Por este motivo, o leite deve ser uma opção alternativa para elevar a glicemia.
  • Açúcar mascavo: assim como o açúcar simples, o açúcar mascavo é uma boa alternativa para a hipoglicemia, já que seu poder adoçante é semelhante ao do açúcar branco, e ainda é considerado mais saudável, por ter mais nutrientes. Dois sachês são necessários para diminuir os sintomas da baixa da glicemia.
  • Pão branco: tudo que um paciente com hipoglicemia precisa é de açúcar, para elevar seus níveis glicêmicos. O pão branco é uma das fontes mais ricas deste nutriente na nossa alimentação, e pode ser uma boa alternativa para este quadro. Não se esqueça que, como a digestão ainda é mais lenta do que a de uma colher de açúcar ou mel, o pão não deve ser sua primeira opção em quadros mais graves de hipoglicemia. Uma única fatia já melhora os sintomas deste quadro.

Blog Gold adocantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema