osteoporose

Um problema silencioso que afeta ,milhares de pessoas, principalmente mulheres, pode ser evitado com algumas mudanças no dia a dia.



O esqueleto humano é formado por 206 ossos e pode abrigar a osteoporose, uma enfermidade perigosa, que progride de maneira lenta e raramente apresenta sintomas. Essa doença óssea mais comum em homens e mulheres, após os 50 anos. 

Caracterizada pela diminuição de densidade óssea, ela pode atingir qualquer osso, deixando-os ocos, finos e mais susceíveis a fraturas. As mais comuns ocorrem no quadril, na coluna, nos pulsos, nos ombros e na pélvis.

Como se desenvolve?
Essa doença começa com a osteopenia, que é a redução progressiva do cálcio dos ossos. A causa é variada; contudo, a mais frequente é devido ao uso de medicamentos por um longo período de tempo, como os glicocorticóides, os hormônios tireoideanos e alguns anticonvulsivantes, além do alcoolismo, do tabagismo e da imobilização prolongada e algumas doenças reumatológicas e endócrinas, que também contribuem para o desenvolvimento da enfermidade. Outro fator importante, é a hereditariedade.

Tratamento
Para que  ele seja eficaz, é preciso exercícios físicos para a estimulação óssea, com a musculação leve e atividades específicas, visando alongar a musculatura peitoral e fortalecer e para-vertebral e abdominal, dão suporte à coluna e são benefícios aos pacientes com tendência à hipercifose dorsal, e têm como objetivo reduzir o risco de futuras fraturas.

Segundo os especialistas, fazer um apropriado diagnóstico da doença e incentivar os pacientes a continuarem o tratamento são desafios para todos os profissionais de saúde que lidam com a patologia. Como não há um modelo para se fazer isso, pois cada paciente é único, é preciso oferecer alternativas e informá-los que temos medicamentos altamente eficazes e que protegem as pessoas da perda óssea ocasionada pela osteoporose por um ano, por meio de uma infusão intravenosa.

Previna-se
Um grande aliado para o diagnóstico precoce da osteoporose é a relização de uma densitometria. De acordo com os especialistas, todas as mulheres com mais de 50 anos que caíram e sofreram fraturas devem se submeter ao exame para verificar a possibilidade da existência da doença e avaliar o risco de outros rompimentos no futuro.

Embora não exista uma orientação oficial para os homens, ela deve ser investigada após uma fratura aos 50 anos ou mais. Além disso, escolhas alimentares, como tomar um  um copo de leite no desesjum, grande efeito preventivo. O cálcio do leite enriquecido com vitamina D é essencial ao organismo. Abandonar o tabagismo, e o álcool, se expor ao sol diariamente, ajustar a rotina para que amedicação não fique em segundo plano, são necessárias.



fonte:
SBR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar