Como higienizar frutas



Utilizar frutas com cascas nas preparações  de sucos é possível, mas a correta higienização é fundamental. O suco de abacaxi com casca é delicioso e o abacaxi é realmente uma fruta interessante para os rins.
 Uma vez que é muito rico em água, tem ação diurética e, além disso, pode ajudar no caso de cálculos renais, juntamente com outras medidas adequadas para a eliminação dos mesmos.
O importante é sempre ficar atenta à forma correta de higienizar os alimentos. Não basta apenas lavar as frutas e verduras antes de consumir para que o alimento esteja livre de bactérias e próprio para o consumo. Para se livrar dos micro-organismos, siga os seguintes passos:
1) Lave em água corrente para eliminar as "sujidades " aparentes como terra , poeira e retirar alguns “bichinhos” que pegam carona no alimento. Remova também as partes “machucadas” das folhas e frutas.
2) Para remover ou diminuir bactérias e fungos, eles precisam ficar de molho em uma solução. Não recorra ao vinagre, limão ou ao sabão. Nada disso é eficaz. A água sanitária na proporção adequada é um ótimo recurso. Use 1 colher de sopa para cada litro de água e deixe os alimentos imersos nesta solução de 15 a 20 minutos. Outra opção é comprar no mercado o hipoclorito de sódio e usá-lo conforme as instruções do fabricante.
As frutas devem ser colocadas com casca nesta solução mesmo quando você não pretende consumi-las com a casca. A polpa do alimento pode acabar sendo contaminada caso a casca não tenha sido higienizada da forma correta.
O uso de detergente e sabões não é recomendado pois podem deixar resíduos químicos nos alimentos. Seguindo estas recomendações, o consumo das frutas e hortaliças será seguro para todos.



fonte:
www.congeladosdasonia.com.br/blog/dicas-saudaveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema