dentes artificiais


A ausência dos dentes originais não significa falta de higienização



Quem acha que porque não tem nenhum ou poucos dentes, e não precisa se cuidar, nem ir ao dentista, está enganado. O medo do dentista pode causar danos maiores a sua saúde. Qualquer tipo de prótese precisa de cuidados básicos, porque sofrem desgaste, quebram, podem ter tátaro e até pasmem, cárie.

A importância da visita ao dentista a cada seis meses, ou a cada ano, vai auxiliar no controle dos efeitos desses problemas e deixar seu sorriso mais bonito e saudável. O profissional irá verificar o bom funcionamento das próteses, checando com carbono o equilíbrio de seus pontos de contato e a estabilidade na sua boca.

Quando a pessoa mastiga mais frequentemente de um lado, é necessário ajustar os pontos para recuperar o equilíbrio e evitar fraturas. O dentista vai examinar a cavidade bucal para prevenir o câncer de boca, verificar pontos doloridos ou marcados na gengiva, e avaliar a necessidade de ajuste ou troca das próteses.

Com uma radiografia panorâmica será possível observar a possível presença de raízes residuais ou pedaços de dentes que podem ter ficado dentro das gengivas. Depois de extrair os dentes, o rebordo gengival sofre redução gradual. As próteses começam a ficar folgadas e movimentam-se com a mastigação ou a fala e podem lesionar o local.

A cada cinco anos as próteses devem ser trocadas. Dependendo do tipo de material, eles se desgastam facilmente, diminuindo a eficiência mastigatória. Com isso cuide de sua higiene bucal pois os fungos e bactérias se proliferam rapidamente causando candidíase nas mucosas da boca, deixando- as com aspecto avermelhado e ardência.

Para evitar a formação de tártaros e cárie na prótese, ela deve ser escovada com detergente neutro ou sabão de coco sempre após as refeições ou depois de comer e beber qualquer coisa. O creme dental deve ser utilizado apenas para escovação, com escova extra macia, das gengivas, céu da boca e língua.

Nunca deixe a prótese de molho em produtos com água sanitária ou algo similar. Para isso existem pastilhas efervescentes próprias que não causam corrosão do material. Peça ao dentista um polimento, elas ficarão lisas como novas.


fonte:
SBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema