Alongamento

Exercícios para alongar e não enferrujar




Recentemente, os exercícios de alongamento passaram a ocupar também lugar de destaque nos programas de condicionamento. Muita gente deixou de achar perda de tempo ficar esticando o corpo para frente, para trás e para os lados.

Os especialistas reconhecem que o alongamento é uma das formas mais importantes de exercitar os músculos. As técnicas são mais recomendadas para aumentar a flexibilidade. A yoga e o Pilates, por exemplo, utilizam exercícios específicos para melhora a flexibilidade.

A amplitude de movimentos é específica para cada uma das articulações do corpo, assim, deve-se fazer um programa abrangente de exercícios de alongamento para dar atenção para aqueles músculos que ficam mais encurtados, como, por exemplo, os posteriores da coxa, ficamos muito tempo sentados, os músculos do peito para quem trabalha com computador, da região lombar.

Incluir exercícios específicos para músculos tensos é uma boa alternativa, pois ajudam a diminuir a tensão, favorecem a descontração e o relaxamento muscular. O desenvolvimento e a manutenção de uma desejável amplitude de movimento também conhecida como amplitude funcional, é fundamental para a saúde qualidade de vida.

Embora a flexibilidade do corpo seja em parte determinada por fatores hereditários, a amplitude articular pode ser melhorada e mantida por meio de exercícios de alongamento. Há várias razões para utilizá-los em seu programa de condicionamento físico.

  1. É o caminho seguro para melhorar a flexibilidade, relacionada com a capacidade de movimentar as articulações livremente e sem dor, com grande amplitude. Para isso, os músculos ao redor das articulações devem ser alongados sistematicamente.
  2. Ajuda a manter ou melhorar a aparência física, assegurando boa postura. As costas ficam arredondadas e os ombros caídos para frente se os músculos do peito não são alongados regularmente. Da mesma forma, alongar os músculos da região lombar pode reduzir a tendência de aumentar a curvatura desse local.
  3. Auxilia na realização de atividades diárias que requerem movimentos com diferentes amplitudes, como, por exemplo, abaixar para pegar um objeto, amarrar o sapato (tênis), vistir-se com facilidade.
  4. Ajuda a evitar lesões na prática esportiva: boa flexibilidade favorece a realização de movimentos que requerem amplitudes maiores decorrentes dos exercícios mais vigorosos, característicos dos esportes.



fonte:
Educação Física FMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema