Blogs sobre finanças pessoais e orçamento doméstico



 Piggy savings bank

Existem muitos bons sites de finanças pessoais e orçamento familiar na web. O Dinheirama, por exemplo, fala sobre economia, investimentos, programas para organizar o orçamento doméstico, livros, imposto de renda e empreendedorismo.

Só que muitas vezes a gente só consegue se inspirar quando se identifica com quem escreve. Ler alguém que já é controlado, econômico e não tem vontade de mergulhar numa loja quando vê a palavra promoção na vitrine pode não surtir o mesmo resultado do que ler alguém que adora comprar.

(Eu comparo a ler um blog de dietas de uma ex-gordinha que conseguiu emagrecer a ler um de alguém que sempre foi magro).

Pensando nisso, separei para vocês alguns blogs que descobri recentemente de pessoas que resolveram colocar as finanças em ordem e compartilhar essa jornada com a gente na internet.

 O Blog das Mulheres Investidoras é um blog com várias dicas de finanças e um modelo de planilha de orçamento pessoal para você baixar.
Uma das dicas oferecidas pelas MISS (Mulheres Investidoras Inteligentes de Sucesso e Solidárias) é algo que sempre faço e dá muito certo:  ligar para a operadora do cartão de crédito e negociar o pagamento da anuidade. Todas as vezes que ligo eles reduzem o valor ou até nem cobram a taxa que considero super injusta já que já damos lucro para a empresa o ano todo ao fazermos compras com o cartão.


O Cansei de ser pobre é o blog da Flaviana. Uma médica que se tornou investidora depois que passou a ser ex-endividada e ex-compradora compulsiva.
O blog é muito interessante porque Flaviane é gente como a gente. É uma mulher, jovem e bonita que adora(va) comprar roupas. Ela conhece Becky Bloom! É um blog com o qual muitas jovens gastadeiras e que estão precisando colocar um freio no cartão de crédito irão se identificar.

Hoje eu não comprei é um dos blogs da Thais Aux, uma paulista de 27 anos que dá dicas sobre finanças pessoais, lê muito sobre o assunto e compartilha links super interessantes. 
As gastadeiras vão achar a Thais muito pão-dura, pois a moça tem um auto-controle imenso e descreve no blog as compras que ela gostaria de ter feito e não fez. Ela pensa mil vezes se precisa realmente comprar um produto ou se é só um impulso, uma vontade passageira.
O blog é uma ótima leitura para quem compra sem pensar e só se arrepende quando chega a fatura do cartão :-)

O Nossa vida, nosso bolso é um blog de orçamento doméstico escrito a quatro mãos! O casal Julian e Naelyan resolveu compartilhar na internet suas experiências e dificuldades. No blog eles mostram como estão lidando com apartamento financiado, casamento, aposentadoria, seguro de vida, gastos com animais de estimação e as contas e dívidas do casal.

No blog O Dinheiro é Meu a Luciene se define como uma pessoa simples,que errou muito no trato com as finanças, já foi endividada, mas conseguiu superar  e agora compartilha as suas descobertas.
A Lu conta como descobriu onde nasceu o endividamento dela e como resolveu mudar a postura em relação ao dinheiro e eliminar as dívidas.


O Tenho que Poupar, escrito pela Janaína, de 24 anos, faz parte da terapia financeira que a moça iniciou em 2008. Ela conta como conseguiu se reerguer e começar a caminhar em busca da liberdade financeira. O blog também mostra como a Janaína organiza seu orçamento mensal e está recheado de informações úteis e sugestões de livros sobre o tema.

De Cara com Charmene não é exatamente um blog somente sobre finanças, mas é o lugar onde a Char fala de todos os aspectos de sua vida que ela está tentando organizar: emagrecimento, dinheiro, casa, etc.
Entre outras coisas, ela fala da sua jornada em busca do equilíbrio financeiro. E sabe quando você começa a acompanhar a trajetória de uma pessoa que está batalhando para ser alguém melhor e acaba torcendo por ela? Então! Você se inspira a torce junto.

Mas e vocês? Também andam tentando colocar as finanças em ordem?
Espero que tenham gostado das dicas e conto com a ajuda de vocês para completar essa lista com outros blogs legais sobre o assunto.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas