TRATAMENTOS PARA A OSTEOARTROSE




Acompanhando o envelhecimento da população no Brasil, a artrose deve atingir 12,3 milhões de pessoas até 2015. Nessa doença crônica degenerativa as articulações sofrem devido às alterações que ocorrem na cartilagem articular, podendo ser observadas também deformidades, osteófitos (bicos de papagaio), entre outros. Atingindo pessoas a partir dos 30 anos, a artrose é tão comum que cerca de 15% dos trabalhadores do mundo são afastados de suas atividades por conta dessa doença.

As mulheres são as mais atingidas pela artrose por conta dos fatores hormonais. Já os homens também podem sofrer com a doença, porém sua origem é traumática. Nas fases iniciais muitas vezes não há presença de nenhum sintoma. No entanto, com o passar do tempo é comum a presença de dor, rigidez articular, inchaço, deformidades articulares e, muitas vezes, incapacidade para realizar funções comuns do dia a dia.

Além do tratamento medicamentoso e da importância nutricional aos que apresentam sobrepeso ou obesidade, uma forma de amenizar os sintomas da osteoartrose é o tratamento fisioterapêutico.

Ao contrário do que muitos acreditam, o membro afetado não precisa ficar em repouso. Na realidade, o tratamento deve ser ativo sendo indicada a prática de atividade física. Respeitando os níveis da doença e características individuais, se exercitar pode proporcionar ao paciente bem estar e retorno as práticas de atividades de lazer e ocupacional com o maior conforto possível.

Por meio de um tratamento que englobe exercícios de força e flexibilidade (podendo ser realizado em solo ou em piscina terapêutica), associado a outros recursos da fisioterapia como a Laserterapia e Correntes Analgésicas, o paciente consegue obter uma qualidade de vida melhor. Entre eles, se destaca como novidade a Magnoterapia, ainda pouco difundida no Brasil, mas que já vem sendo muito utilizada na Europa com resultados incríveis.

O melhor é sempre procurar um médico especialista e profissionais da área da saúde como fisioterapeuta, educador físico e nutricionista, que vão ajudar para que o tratamento mais indicado seja feito e com os melhores resultados para que você tenha mais qualidade de vida.

http://vidaesaude.tv/rtrose/blog/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar