dor de coluna e postura




Manter a coluna saudável, livre de patologias e dores é um desejo universal, principalmente, para pessoas que sofrem com problemas nessa região. O envelhecimento é responsável por um processo de desgaste natural dos discos intervertebrais, estruturas localizadas entre as vértebras da coluna e responsáveis por amortecer os impactos frequentes sobre a região, protegendo-a. Dessa forma, com o passar do tempo, qualquer indivíduo se torna suscetível ao surgimento de dores e outros agravantes na coluna vertebral. Entretanto, além do processo natural, outros fatores também atuam como responsáveis pelos prejuízos à região. É o caso da obesidade, do sedentarismo, do tabagismo e da má postura, por exemplo.

A importância da boa alimentação e da postura correta

Cuidar da alimentação é de extrema necessidade para quem deseja favorecer a saúde do corpo. Além de manter o peso corporal equilibrado (evitando a obesidade e, consequentemente, sobrecarga à coluna), alimentos corretos ajudam, inclusive, na nutrição dos nossos ligamentos e articulações.

Mas não podemos esquecer o papel fundamental que a boa postura exerce quando o assunto é vida saudável. De nada adianta caprichar na escolha dos alimentos corretos com uma dieta rica em alimentos naturais, se o estômago está “espremido entre as costelas”, o intestino “amassado pelo tronco”, as veias obstruídas por “vértebras mal empilhadas”, impedindo a circulação dos nutrientes adquiridos na alimentação. Um corpo musculoso e, aparentemente, forte pode até representar a beleza física, mas de nada adianta se as juntas não funcionam adequadamente e se as costas doem ao menor esforço durante a prática de algum movimento. E você sabia que tudo isso está, intimamente, associado à carência de cuidados diários e frequentes com a coluna?
Os órgãos precisam de espaço, o que se torna inimaginável em um corpo curvado com ossos tortos. Pessoas com desvios posturais encontram dificuldades para inflar totalmente os pulmões, comprometendo a respiração pela falta de espaço. Muitas outras patologias também podem ser decorrentes de uma coluna mal posicionada e que acaba enfraquecendo todo o organismo do indivíduo.

Dicas para proteger a coluna:

– Cuidado ao carregar objetos pesados! Mantenha-os próximo ao seu corpo para reduzir a força aplicada e, consequentemente, a carga imposta sobre a coluna;
– Observe, atentamente, sua postura no dia a dia. Durante as tarefas rotineiras, no trabalho ou até mesmo na hora de dormir.
– Pratique exercícios físicos de maneira regular. Mas atente para uma atividade supervisionada por porfissional e que não ofereça sobrecarga à coluna;
– Evite o álcool e o fumo;

http://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/coluna-saudavel-alimentacao-e-postura-corretas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

livre-se das baratas