ler embalagens de alimentos




Aprenda algumas dicas para facilitar o entendimento dos rótulos dos alimentos:

Ingredientes
1) Leia os ingredientes do produto. Eles estão descritos em ordem decrescente, ou seja, o ingrediente em maior quantidade está primeiramente descrito, seguido pelos demais de acordo com a quantidade presente.

2) Os alimentos que forem acrescidos de aromas ou corantes devem conter a descrição: “coloridos artificialmente” e “aromas artificiais ou idênticos aos naturais”. É bom evitá-los!

3) A palavra edulcorante substitui a palavra adoçante. Sempre que estiver presente, significa que foi utilizado algum tipo de adoçante (que deve estar descrito em seguida) para adoçar o produto, sem agregar valor energético (calorias). São mais indicados para indivíduos com problemas de metabolização do açúcar (diabetes).

Tabela nutricional
1) Deve sempre conter a medida caseira. Geralmente, a indústria registra a quantidade em gramas e, em seguida, a equivalência em medida caseira para facilitar o entendimento pelo consumidor.

2) A última coluna do lado direito é destinada ao percentual de valores diários (%VD). Essa informação serve para que o consumidor entenda o quanto a quantidade daquele nutriente descrito representa em uma dieta de 2000 kcal.

 ATENÇÃO! Esse é um valor genérico utilizado pela indústria. Cada indivíduo possui uma necessidade energética, que é calculada pelo nutricionista e utilizada para a elaboração da dieta.

3) Para comparar marcas, a tabela pode ser uma boa aliada! Você pode descobrir qual produto possui mais fibras, menos sódio, mais vitaminas e/ou minerais. Essa identificação já é um grande passo para se tornar um consumidor bem informado, que sabe escolher o produto que mais atende as suas expectativas.


http://mairacamargo.com.br/tag/alimentos



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema