Reuso de materiiais de demolição





Vai construir ou reformar sua casa? Sua cidade tem galpão de demolição? Não sabe? Pois fique por dentro do que há de mais atual na construção: reaproveitar materiais de imóveis demolidos, que normalmente se transformariam em entulho.

 Pois é, peças antigas de madeira, telhas, louças sanitárias e ladrilhos cerâmicos são alguns exemplos de materiais que, dependendo do seu estado e do que seu projeto demande, podem dar um toque especial à decoração do ambiente, além de contribuir para a sustentabilidade da sua obra.

Mas, apesar das vantagens, materiais de demolição requerem alguns cuidados para serem selecionados. Não basta escolher a peça só porque ela é bonita. É necessário que haja compatibilidade entre o projeto e o objeto. Será que aquela janela antiga de madeira de lei tão charmosa cabe no vão onde desejo encaixá-la? 

E as ferragens (dobradiças e fechaduras), será que estão em bom estado? De que adianta uma bela janela, se esta não fecha? Encontrar ferragens no mercado do mesmo estilo para substituição nem sempre é tarefa fácil.

Com telhas cerâmicas, o problema está na falta de padronização do tamanho das unidades e no transporte. Como vantagem, as telhas de reuso geralmente absorvem menos água.

Os ladrilhos cerâmicos também estão entre as peças mais requisitadas entre os materiais demolidos. Dependendo da origem e da idade desses revestimentos, se forem cuidadosamente extraídos do entulho, transformam-se em antiguidade de alto valor, conferindo requinte e bom gosto ao ambiente onde for reaproveitado.

Já com os tijolos cerâmicos, o reaproveitamento apresenta as seguintes dificuldades: tijolos oriundos de entulho, especialmente de edificações muito antigas, têm resistência mecânica duvidosa. Além disso, retirar a argamassa e a poeira de cada bloco, para deixá-los prontos para o reuso, é tarefa morosa e custosa.

Mas é preciso usar também a criatividade para melhor reaproveitar materiais de demolição. Dormentes de ferrovias antigas (são de madeira), por exemplo, podem se transformar em cercas ou em batentes.

 Vale citar que os trilhos dessas mesmas ferrovias são reusados como estaca metálica para fundações. Já os cacos de revestimentos cerâmicos podem virar um mosaico na parede da nova residência. A madeira do telhado a ser demolido pode se tornar o rodapé ou outra peça de madeira. E por aí vão as inúmeras utilidades de peças de demolições.

Bem, nem sempre reutilizar materiais de construções demolidas é vantajoso economicamente, nem prático. Mas, do ponto de vista da sustentabilidade, é uma ótima escolha, pois evita gastos com recursos naturais, com mão de obra, transporte, enfim, com tudo que demandaria a fabricação de um novo item para sua reforma. A opção inteligente depende de cada um.



http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/reuso-de-materiais-de-demolicao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

livre-se das baratas

Esta vida - poema