Como prevenir câimbras?




As câimbras são contrações musculares involuntárias, ou seja, que não conseguimos controlar, e que podem surgir a qualquer momento, principalmente durante a prática de atividades físicas. Estas contrações provocam muita dor, e, quando ocorrem durante a prática esportiva, atrapalham o desempenho e o rendimento.
O que causa?
As causas de câimbras são, principalmente, a fadiga muscular, desidratação e baixos níveis de alguns minerais no corpo, como potássio, magnésio e cálcio, por exemplo. Sendo assim, é importante manter uma alimentação equilibrada para prevenir as câimbras. E algumas dicas mais específicas também podem ajudar.
O que fazer para prevenir?
De acordo com o educador físico Alexandre Bró*, a melhor forma para evitar as câimbras é melhorar o condicionamento muscular. E, para prevenir o aparecimento delas, ele também recomenda se atentar aos seguintes pontos:
- Respeitar os limites individuais durante a prática de atividades físicas;
- Garantir repouso e recuperação após a prática de atividades físicas;
- Se hidratar adequadamente ao longo do dia e durante a atividade física;
- Fazer alongamentos com regularidade;
- Garantir a ingestão variada de frutas, verduras e legumes;
- Para esportistas, em atividades ou provas de longa duração, realizar hidratação e reposição adequada de minerais e/ou nutrientes, de acordo com orientação profissional.
Vale ressaltar que é essencial individualizar cada caso e procurar avaliação médica caso os episódios de câimbras se tornem dolorosos e persistentes.


www.nestle.com.br/site/fazbem/saude-e-esporte
*Alexandre Bró, educador físico responsável pelo reality show Além do Peso transmitido na Record.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desbravadores: Livro de Atas

Esta vida - poema

Um dia para lembrar